Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matsumoto, Roberta Kumasaka | - |
Autor(es): dc.creator | Pizarro, Diego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:34:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:34:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886641 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta e discute uma possibilidade de aplicação dos princípios da dança Contato-Improvisação em uma prática de preparação para atores. Parte-se do princípio básico desta forma de dança que é manter contato físico com pelo menos uma pessoa de forma constante. A noção de contato é abordada de forma ampla e desenvolvida em relação às propostas de C. Stanislavski, J. Grotowski e J. Lecoq. O corpo é abordado como lugar de produção de sentidos e a improvisação como agenciamento desses lugares, tendo em vista que dois corpos em contato se afetam, mantendo suas singularidades. A partir dos princípios da dança Contato-Improvisação são questionadas as potencialidades desta prática e sua contribuição precisamente para a contracena no teatro. Conclui-se que a corporalização do outro por meio do Contato-Improvisação pode potencializar a contracena. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This research presents and discusses a possibility of application of the Contact Improvisation form and its relevance in an actor training practice. The starting point is the basic principle of this dance form which is to maintain physical contact with at least one person in a constant way. The notion of contact is approached in a wide view and developed in connection to the ideas of C. Stanislavski, J. Grotowski e J. Lecoq. The body is treated as a place of production of senses and improvisation is treated as assemblages, keeping the focus in the notion that two bodies in contact affect each other, maintaining their singularities. Potentialities of Contact Improvisation principles are questioned precisely in the situation of costar in theater. It implies that to embody the other in a Contact Improvisation situation may allow the action of costar to be potential. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Título: dc.title | Fazendo contato : a dança contato-improvisação na preparação de atores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: