Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dácia Ibiapina da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Odinaldo da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:34:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:34:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-04-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886550 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Na presente pesquisa, analisamos a obra cinematográfica Domésticas - o filme, de Fernando Meirelles e Nando Olival, e investigamos sua recepção junto a grupos formados por empregadas domésticas do Distrito Federal. Constituímos três grupos de profissionais, onde foram discutidos, entre outros, temas como: família, origem, profissão, relações trabalhistas. Do ponto de vista teórico-metodológico adotamos uma proposta de multi-métodos, incluindo os Estudos Culturais, estudos de recepção, análise da imagem, grupos focais, análise de discurso e representação. Um dos aspectos que se destacou na análise do filme foi a trilha sonora, no que se refere à utilização da música cafona. O filme também foi contextualizado na cinematografia brasileira dentro do que é chamado Cinema da Retomada. Nos grupos focais partimos das personagens principais da película, que também são domésticas. A partir da construção dessas personagens observamos como as participantes construíam suas identidades e como lidavam com as representações audiovisuais de sua categoria de trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | In this research we analyzed the film Domésticas – o filme, by Fernando Meirelles and Nando Olival, and investigated its reception among groups of housemaids in Distrito Federal. We organized them in three different groups, in which issues such as family, origin, their profession and labor relations, amongst others, were discussed. From the theoretical and methodological point of view we adopted a multidisciplinary approach including Cultural and Reception Studies, Discourse Analysis and theories on image analysis, focal groups, and representation. One of the aspects which stood out in this study was the soundtrack, a compilation of Brazilian cheesy hits. In what concerns the Brazilian cinematography, the film is part of a new context of filmmaking, the so-called Cinema da Retomada. The discussions inside the focal groups were stimulated by the film characters, who are housemaids. The construction of these characters showed us how the group participants themselves built their identities and how they dealt with audiovisual representations of their professional category. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - comunicação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - pesquisas - empregadas domésticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social - comunicação social | - |
Título: dc.title | Domésticas - o filme : um estudo de recepção com profissionais do Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: