Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Susane Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Bárbara de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:34:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:34:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49510 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886470 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como tema de estudo as formas de inserção das mulheres nos planos de aula de História publicados online, entre os anos de 2017 e 2019, no portal educacional Nova Escola. A partir de uma amostra de doze planos de aula de História voltados para os anos finais do Ensino Fundamental e que tratam exclusivamente de mulheres, foi possível identificar e analisar as representações femininas (seus nomes, contextos de atuação e identificações coletivas, individuais e étnico-raciais), bem como os conteúdos currículos e objetivos de aprendizagem que se articulam às suas formas de inserção no conhecimento histórico escolar. A partir dessa amostra selecionou-se uma sequência didática sobre mulheres na Antiguidade e na Idade Média para uma análise mais detida das condições de produção, valores, conteúdos curriculares, objetivos de aprendizagem, saberes docentes, recursos didáticos, métodos de ensino, referências, tendências pedagógicas, concepções de gênero e modos de representação (imagética/textual) das mulheres, tendo em vista a compreensão das formas de representação das mulheres e suas articulações com o currículo (BNCC) e as demandas sociais por uma educação para a igualdade de gênero. Apesar dos avanços significativos na inclusão das mulheres no ensino de História, sobretudo na abordagem da pluralidade de papéis assumidos pelas mulheres no passado, as propostas didáticas que envolvem uma aproximação do passado com o presente, estabelecendo comparações entre as experiências de mulheres do passado e do presente, revelam certos problemas e limitações. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation's subject of study is the ways in which women are included in History lesson plans published online, between 2017 and 2019, on the educational portal Nova Escola. Examining twelve History lesson plans designed for the later years of Elementary School, exclusively centered on women, allowed the identification and analysis of female representations (including names, contexts of action and collective, individual and ethnic-racial identifications). Furthermore, the study explored the curriculum content and learning objectives predominantly utilized in integrating women into historical narratives, as well as the curriculum content and learning objectives in History, more mobilized in how they are integrated and inserted. From this sample, a didactic sequence on women in Antiquity and the Middle Ages was selected for a more detailed analysis of production conditions, values, curricular contents, learning objectives, teaching knowledge, teaching resources, teaching methods, references, trends pedagogical, gender conceptions and modes of representation (imagery/textual) of women, with a view to understanding the forms of representation of women and their articulations with the curriculum (BNCC) and social demands for education for gender equality. Despite significant progress in incorporating women into History education, especially in addressing the plurality of roles assumed by women in the past, didactic proposals that involve an approximation of the past and the present, establishing comparisons between the experiences of women from different eras, reveal certain challenges and limitations. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de História (ICH HIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - representações | - |
Título: dc.title | Ensino de história das mulheres nos plano de aula da Nova Escola (2017-2020) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: