
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Shimizu, Helena Eri | - |
| Autor(es): dc.creator | Ciampone, Maria Helena Trench | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:34:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:34:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26257 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692004000400007 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886331 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo tem por objetivos explicitar e analisar as representações dos técnicos e auxiliares de enfermagem acerca do trabalho em equipe em UTI. Foi utilizada a abordagem qualitativa e, como referencial teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais. O material empírico constou de entrevistas com quatro técnicos e doze auxiliares de enfermagem que atuam nas UTIs de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica. Na análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. Os resultados evidenciaram que os trabalhadores de enfermagem mantêm interação conflituosa, indicando a necessidade de adoção de modelos de gerenciamento de pessoal mais eficientes que contemplem a gestão de conflitos entre as equipes de enfermagem. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to explain and analyze the representations of nursing auxiliaries and technicians about team work at an intensive-care unit. The qualitative approach was used and the Theory of Social Representations was adopted as a theoretical-methodological reference framework. The empirical material was obtained from interviews with four technicians and twelve nursing auxiliaries working at the intensive care units of Medical, Surgical and Pediatric Clinics. The information obtained was analyzed by means of the content analysis technique, following the thematic analysis mode. Results indicated conflicting interaction among nursing workers, highlighting the need to implement more efficient staff management models that focus on conflict management actions among different nursing teams. | - |
| Descrição: dc.description | La finalidad de este trabajo es explicar y analizar las representaciones de técnicos y auxiliares de enfermería sobre trabajo en equipo en unidades de cuidados intensivos. Fue utilizado el abordaje cualitativo y, como referencia teórica-metodológica, la Teoría de las Representaciones Sociales. El material empírico fue formado por entrevistas con cuatro técnicos y doce auxiliares de enfermería que actúan en unidades de cuidados intensivos en Clínica Médica, Quirúrgica y Pediátrica. Los datos fueron analizados utilizando la técnica de análisis de contenido, en la modalidad de análisis temática. Los resultados mostraron que la interacción entre los mencionados trabajadores es conflictiva, indicando que es necesario adoptar modelos más eficaces de administración de personal que contemplen la administración de conflictos entre los equipos de enfermería. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Latino-Americana de Enfermagem - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rlae/a/G3DnC9Lk4CbPbKDhQdvm77z/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hospitais - administração de pessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Unidade de tratamento intensivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
| Título: dc.title | As representações dos técnicos e auxiliares de enfermagem acerca do trabalho em equipe na Unidade de Terapia Intensiva | - |
| Título: dc.title | The representations of nursing auxiliaries and technicians about team work at an Intensive-Care Unit | - |
| Título: dc.title | Las representaciones de técnicos y auxiliares de enfermería sobre trabajos en equipo en Unidades de Cuidados Intensivos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: