Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Caio Frederico e | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Adriano Felipe Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Góes, Thiago Montenegro | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Cláudia Naves David | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:33:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:33:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49057 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17265/1934-7359/2020.03.007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886282 | - |
Descrição: dc.description | Building performance simulation (BPS) is a crucial tool towards the design of projects better adapted its climatic context. In this sense, the objective of this research is to evaluate a method of thermal comfort analysis of schools in three Brazilian cities using BPS. The methodological procedures involved a literature review, in which the simulation tool and analysis method were chosen. Following simulations with the software DesignBuilder were performed using as study case a standard school typology designed by the General Coordination of Educational Infrastructure (CODIN/FNDE). This article evaluates its percentage occupied comfort hours in 3 reference cities: Cuiabá-MT, Brasília-DF, and Curitiba-PR. The results show respectively, for the cities of Curitiba, Brasília and Cuiabá, percentages of comfort hours of 76%, 70%, and 23%. The research states that the project must have different strategies for different climates. Finally, this article recommends this method should be applied to other cities and buildings. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | David Publishing | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.davidpublisher.com/index.php/Home/Article/index?id=42715.html. Acesso em: 19 jul. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conforto térmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Título: dc.title | Adaptive thermal comfort in Brazilian schools by Building Performance Simulation (BPS) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: