Reação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorZerbini, Thaís-
Autor(es): dc.creatorAbbad, Gardênia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:33:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:33:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6110-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2009000300009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886204-
Descrição: dc.descriptionPesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao validar estatisticamente o instrumento Reação aos Procedimentos Instrucionais. O curso-alvo foi oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para alunos de todo o país. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a satisfação dos participantes quanto aos procedimentos instrucionais ofertados no curso. Foram realizadas análises de componentes principais e fatoriais e de consistência interna (Alfa de Cronbach). A escala apresentou estrutura bifatorial: Procedimentos Tradicionais, com 12 itens, α=0,91, e cargas fatoriais variando de 0,53 a 0,79; Recursos da Web, três itens, índice de confiabilidade α=0,76, com cargas fatoriais 0,40, 0,76 e 0,88. Os resultados indicam que a escala apresentou evidências de validade de construto. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionResearch into the evaluation of distance training is still in the early stages. This article intends to contribute to this area by validating statistically the tool Reaction to Educational Processes. The course being evaluated was offered by the Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas to students across Brazil. The data collection was conducted at the end of the course by means of a questionnaire that measures the satisfaction of the participants with regard to the educational processes offered in the course. Analyses were carried out of the main, factorial components and Internal Consistency (Cronbach's Alpha Coefficient). Following statistical validation, the questionnaire demonstrated two factors: Traditional Processes, 12 questions, α=0.91, factor loads ranging from 0.53 to 0.79; Web Resources, 3 questions, confidence level α=0.76, and factor loads 0.40, 0.76 and 0.88. The results indicated that the scale presented evidence of construct validity.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCourse evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation program-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de curso-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Título: dc.titleReação aos procedimentos instrucionais de um curso via internet : validação de uma escala-
Título: dc.titleReaction to the educational processes of an internet-based course : validation of a scale-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.