
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Cecilia Morena María da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:33:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:33:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32957 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/886083 | - |
| Descrição: dc.description | O estudo pretendeu mapear as competências profissionais necessárias ao desempenho das atividades dos bibliotecários que atuam na rede federal de ensino profissional e tecnológico do Distrito Federal, a partir da percepção desses profissionais. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se uma base teórica voltada à contextualização das abordagens contemporâneas sobre a noção de competência e mapeamento de competências e um estudo da literatura na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre perfil e competências do bibliotecário. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de abordagem descritiva e caráter quanti-qualitativo. As informações foram coletadas por meio de um questionário semiestruturado, composto de perguntas abertas e fechadas e de um roteiro de entrevista, realizado após a aplicação do questionário. Para a elaboração dos instrumentos de coleta de dados foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, no intuito de levantar as variáveis aplicáveis aos objetivos propostos. Por meio da aplicação do questionário e posterior entrevista com os bibliotecários, aliado à pesquisa documental, obteve-se o diagnóstico que permitiu mapear as competências e o perfil dos bibliotecários. Em relação ao perfil, foi possível reconhecer, dentre outros fatores, uma população jovem de profissionais atuando na Rede, sendo a maioria do sexo feminino e detentora de formação acadêmica complementar. O mapeamento das competências possibilitou detectar maiores aptidões relacionadas às competências em comunicação e expressão e competências gerenciais dos bibliotecários. Por fim, concluiu-se que as competências mapeadas estão de acordo com os objetivos institucionais da rede federal de ensino profissional e tecnológico do Distrito Federal. | - |
| Descrição: dc.description | The study sought to map the professional skills necessary for the performance of activities of librarians working in the federal network of vocational and technological education in the Federal District (Brazil), from the perception of these professionals. To achieve this purpose, it adopted a theoretical foundation focused on the contextualization of contemporary approaches to the notion of competence and mapping skills and a study of literature in the field of Library and Information Science on profile and librarian skills. Methodologically, it is a case study, descriptive approach and quantitative-qualitative. The information was collected through a semi-structured questionnaire composed of open and closed questions and an interview script, performed after the administration of the questionnaire. For the development of data collection instruments were carried out bibliographic and documentary research in order to raise the variables applicable to the proposed objectives. Through the questionnaire and subsequent interview with librarians, combined with documentary research, we got the diagnosis that allowed mapping the skills and profile of librarians. Regarding the profile, it was possible to recognize, among other factors, a young population of professionals working in the network, mostly female and holds additional academic training. The mapping of competencies was capable to detect greater skills related to communication and expression skills and managerial skills of librarians. Finally, it was concluded that the mapped competencies are in accordance with the institutional objectives of the federal network of vocational and technological education in the Federal District. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Facultad de Ciencias de la Documentación, Universidad Complutense de Madrid | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Los textos e imágenes publicados en esta obra están sujetos –excepto que se indique lo contrario– a una licencia de Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual (BY-NC-SA) v.3.0 España de Creative Commons. Por tanto, la obra se puede copiar, reproducir, distribuir, remezclar, transformar o comunicar públicamente en cualquier medio o formato, siempre que se cite al autor y a la fuente (UCM. Universidad Complutense de Madrid), y siempre que la obra derivada quede sujeta a la misma licencia y que se haga sin fines comerciales o ánimo de lucro. La licencia completa se puede consultar en: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/es/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Informação tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perfil profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profissional da informação | - |
| Título: dc.title | Mapeamento de competências dos bibliotecários que atuam na educação profissional do Distrito Federal (Brasil) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: