
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, André Luís | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Rayssa Aguiar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:33:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:33:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37058 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885997 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | - |
| Descrição: dc.description | Chá de Cartas surge no chão da escola, como atividade em sala de aula, na disciplina de Arte, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola rural. Segue para a academia como projeto de pesquisa no Doutorado em Literatura e outras Artes (PosLit- UnB), orientado pelo Professor Dr. André Luís Gomes. A partir de rodas de conversa sobre Direito à Educação, as educandas e os educandos foram convidados a escrever cartas contando um pouco sobre seus percursos escolares, sobre o momento em que precisaram, por razões diversas, afastarem-se temporariamente da escola e sobre o que os traz de volta à vida escolar. Com as cartas em mãos, o trabalho tomou outro corpo, tornando-se uma intervenção cênico-pedagógica, quando as histórias desses educandos são compartilhadas, acompanhadas de uma deliciosa xícara de chá. Chá de Cartas – Memórias dos Sujeitos da EJA em Cena é uma pesquisa que busca, a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula com estudantes da EJA e da decorrente intervenção cênico-pedagógica, estudar a escrita autobiográfica e a construção dramatúrgica através desse material. Esta pesquisa parte do reconhecimento da história de vida de cada um dos sujeitos-autores e do seu consequente empoderamento. | - |
| Descrição: dc.description | “Chá de Cartas” (Letter Tea) was born on the school floor, as a classroom activity, part of the Art discipline in Youth and Adult Education (EJA) at a rural school, and went on into the academy as a research project in the Doctorate in Literature and other Arts (PosLit- UnB), guided by Professor Dr. André Luís Gomes. From a discussion on the Right to Education, the students were asked to write letters sharing their school paths, the moment they had to temporarily leave school for a number of reasons, and what brought them back to school life. Once the cards were in our hands, the work took another direction, becoming a scenicpedagogical intervention, where the stories of these students are shared together with a delicious cup of tea. “Chá de Cartas” - Memories of Subjects of the EJA in Scene is a research that seeks, from the work developed in the classroom with students of the EJA and the resulting scenic-pedagogical intervention, to study autobiographical writing and dramaturgical construction using this as a startpoint, as part of the recognition of the life history of each of the author-subjects and their consequent empowerment. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas rurais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Chá de cartas : memórias de estudantes da EJA em cena | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: