Os discursos docentes sobre inclusão de alunas e alunos surdos no ensino regular : identidades e letramentos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Maria Izabel Santos-
Autor(es): dc.creatorBatista Júnior, José Ribamar Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:33:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:33:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1394-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885909-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO Ensino Especial no Brasil passou por transformações profundas ante a proposta de inclusão social da pessoa com deficiência. Nesse sentido, objetivamos investigar os discursos, as práticas de letramento (práticas de leitura e escrita) e as identidades docentes em relação à inclusão de alunas e alunos surdos no Ensino Regular com o objetivo de compreender o contexto da escola inclusiva, suas especificidades, a natureza das práticas docentes, as práticas de letramento inclusivo e suas relações com os demais atores envolvidos nesta prática social. O corpus é formado pelas transcrições das entrevistas realizadas com 6 (seis) professoras e 1 (um) professor no período de outubro a dezembro de 2007 e março a maio de 2008. A teoria utilizada contou com as contribuições da Etnografia (André, 1995; Peirano, 1995, Lopes, 2004) combinada a Teoria Social do Letramento (Barton, 1994; Barton e Hamilton, 1998; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000) e a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1992, 2003). Como categorias de análise, trabalhamos gênero discursivo (significado acional), seleção vocabular (significado representacional), modalidade e avaliação (significado identificacional). Os resultados indicam que em relação à inclusão os discursos se firmam ora sob uma perspectiva da compaixão ora sob a perspectiva legalista, tanto nas vozes masculinas como nas vozes femininas; a análise das identidades docentes em relação à inclusão revela que as mulheres se mostraram mais dispostas a investir em mudanças, na fase inicial do processo, enquanto que os homens demonstraram a procura de recursos de adaptação à nova prática docente. Assim, acreditamos que no espaço da escola regular de Brasília o processo de letramento de alunos e alunas na inclusão ainda não se norteia por princípios democráticos plenos, mas se encontram em fase de construção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionSpecial Education in Brazil has undergone significant transformations given the proposal for social inclusion of persons with special needs. In light of this, we seek to investigate discourses, literacy practices (reading and writing practices) and teacher identities in relation to the inclusion of students with hearing deficiencies in the Regular School System so as to understand the inclusive school context, its specificities, the nature of teaching practices, inclusive literacy practices and their relations with the other actors involved in this social practice. The corpus is made up of transcripts of interviews conducted with 6 (six) female teachers and 1 (one) male teacher during the periods October to December 2007 and March to May 2008. Theoretically, this study is developed based upon contributions from Ethnography (André, 1995; Peirano, 1995, Lopes, 2004), together with the Social Theory of Literacy (Barton, 1994; Barton & Hamilton, 1998; Barton, Hamilton & Ivani􀃾, 2000) and Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1992, 2003). Categories used in the analysis were genre (actional meaning), lexical choices (representational meaning), modality and evaluation (identificational meaning). The results indicate that in relation to inclusion, the discourses reflect compassion or a legal perspective among female and male voices. In terms of teacher identities and inclusion, results show that women are more willing to invest in changes at the beginning of the process, whilst men seek out resources to adapt to the new teaching practice. Thus, we believe that in the regular school system in Brasília, the literacy process for students in inclusion is still not guided by full democratic principles as the same are still in construction phase.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Linguística-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência auditiva-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - inclusão-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de letramento-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Título: dc.titleOs discursos docentes sobre inclusão de alunas e alunos surdos no ensino regular : identidades e letramentos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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