Análise da região de transição entre calçadas e edificações conforme os requisitos de acessibilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa-
Autor(es): dc.creatorRenk, Marcos Brenol-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:32:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:32:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34815-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885876-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA acessibilidade associada a mobilidade urbana fazem parte de temas atuais, necessários e oportunos que fundamentam a busca por inclusão social. Nesse sentido, este trabalho está focado nos passeios públicos executados em concreto simples, pois esses são responsáveis por delinear a maior parte das cidades e permitir que as pessoas deixem o ambiente privado com segurança. Assim sendo, o impacto das não conformidades relativas aos itens normativos e às patologias devido ao uso do material concreto sobre a acessibilidade em calçadas é um problema existente. A ABNT NBR 9050:2015 tornou-se a principal norteadora sobre os ajustes necessários para tornar as edificações acessíveis, uma vez que também é recepcionada por leis federais, e no Distrito Federal pelo COE-DF. A cidade de Águas Claras configura-se como objeto de estudo, porquanto seu crescimento acelerado foi simultâneo à relevância da norma regulamentadora e mudança na legislação. A pesquisa desenvolveu-se pela divisão da cidade em quatro áreas principais, orientada principalmente pela presença das estações do metrô; delimitação das regiões em áreas menores para estudo; levantamento das amostras para aplicação da metodologia. Cada amostra é composta de duas Áreas de avaliação: transição ambiente interno e externo, e as calçadas. Na primeira, foram avaliados os critérios normativos; na segunda, foi acrescentada a influência de patologias sobre acessibilidade. Assim, com a ajuda dos dados quantitativos, estatísticos e gráficos, foi possível analisar as quatro áreas independentemente, criar uma perspectiva geral e concluir pela existência de falhas na concepção quanto ao não atendimento da normalização focando a acessibilidade e as falhas na manutenção e conservação das calçadas.-
Descrição: dc.descriptionThe accessibility associated with urban mobility are part of current, necessary and timely themes that support the search for social inclusion. In this sense, this work is focused on the public sidewalks executed in simple concrete, because these are responsible for delineating most of the cities and allowing people to leave the private environment safely. So, the impact of nonconformities regarding normative items and damages due to the use of concrete material on sidewalk accessibility is an existing problem. The ABNT NBR 9050:2015 became the main guide on the necessary adjustments to make the buildings accessible, as it is also approved by federal laws, and in the Federal District by COE-DF. The city of Águas Claras is configured as the object of study, because its accelerated growth was simultaneously to the relevance of the regulatory norm and change in legislation. The research was developed by the division of the city in four main areas, oriented mainly by the presence of the stations of the subway; delimitation of regions in smaller areas for study; and sampling for application of the methodology. Each sample is composed of two Evaluation areas: internal and external environment transition, and sidewalks. In the first one, the normative criteria were evaluated, in the second, the influence of pathologies involving accessibility was added. Thus, with the help of quantitative, statistical and graphical data, it was possible to analyze the four areas independently, to create a general perspective and to conclude for the existence of design flaws regarding non-standardization, focusing on accessibility and faults in the maintenance and conservation of sidewalks.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPedestres - Brasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectNormas técnicas - acessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço público-
Palavras-chave: dc.subjectPasseios públicos-
Título: dc.titleAnálise da região de transição entre calçadas e edificações conforme os requisitos de acessibilidade-
Título: dc.titleAnalysis of transition region between sidewalks and buildings as the requirements for accessibility-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.