Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Neio Lúcio de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Sávia Bona Vasconcelos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:32:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:32:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18707 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18707 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885831 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2015. | - |
Descrição: dc.description | O tema do presente trabalho é o estudo das potencialidades da Educação para contribuir com a emancipação humana. Para isso, temos como objeto de estudo a Educação do Campo. O marco do surgimento da Educação do Campo ocorre em 1997, em um encontro sediado em Luziânia – GO organizado primordialmente pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), Universidade de Brasília e as organizações internacionais: UNESCO e UNICEF. Em nosso estudo temos como objetivo analisar as contradições da institucionalização da Educação do Campo, bem como entender quais foram as benesses e perdas ideológicas nesse processo. Objetivamos também mostrar a influência do Banco Mundial nos projetos educacional e investigar seu projeto para o campo e a educação no campo brasileiro; demonstrar que a visão de Educação do Campo que o Estado apregoa difere daquilo que se almeja para uma educação emancipadora. Nossa hipótese é que o Estado apropria-se da reivindicação dos movimentos sociais que lutam por uma educação do campo emancipadora com o intuito de ressignificá-la e adaptá-la às necessidades econômico-sociais do capital de reprodução de mão-de-obra no campo. Para a análise da Educação do Campo como política pública estatal refletiremos acerca do PRONERA e do Programa Escola Ativa. | - |
Descrição: dc.description | The theme of this work is the study of Educational potential to contribute to human emancipation. For this, we are studying the Rural Education. The Rural Education emergence in 1997 at a meeting in the city of Luziânia - GO, Brazil. That meeting was organized primarily by the National Council of Bishops of Brazil (CNBB), Movement of Workers Without Land (MST), University of Brasilia and international organizations: UNESCO and UNICEF. In our study we aim to analyze the contradictions in the institutionalization of Rural Education, as well as understand what were the blessings and ideological losses in the process. We aim also show the influence of the World Bank in educational projects and investigate their project to the field and education in the Brazilian countryside; we also want to show the view that the State have of the Rural Education, it is different from what we aim for an emancipatory education. Our hypothesis is that the state appropriates of claim social movements fighting for a liberating education field with the aim of offering new significance it and adapt it to economic and social needs of the capital of reproductive labor, work in the field . For the analysis of Rural Education as state public policy will reflect about PRONERA and Programa Escola Ativa. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Geografia (ICH GEA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco Mundial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luta de classes | - |
Título: dc.title | Trabalho, educação do campo e emancipação, da ideologia à materialidade : uma análise do processo de institucionalização da educação do campo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: