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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pereira, Flávio Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Elaine Cristina Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:32:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:32:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40412 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885768 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa apresenta o resultado da investigação das manipulações que ocorrem no trato vocal de claronistas profissionais quando executam o registro agudo e superagudo, a partir da verbalização de suas experiências pessoais. Descreve as estratégias utilizadas por claronistas para a aquisição de um controle eficaz sobre o funcionamento do trato vocal em suas performances. Segundo Alves (2013), instrumentistas de sopro experts possuem um grande controle sobre o funcionamento do trato vocal, o que resulta em uma boa qualidade sonora e um domínio relevante na emissão sonora do instrumento como um todo. Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os participantes foram estimulados a comentar sobre seus processos de estudo e comunicar suas ações musicais. Os sujeitos foram claronistas profissionais que possuem experiência como solistas. Os conhecimentos externalizados neste estudo podem contribuir para que outros claronistas observem os conceitos apresentados, internalizem e combinem com suas práticas musicais individuais. | - |
Descrição: dc.description | This research presents the result of the investigation of the manipulations that occur in the vocal tract of professional bass clarinet players, when they perform the acute and super-acute record, based on the verbalization of their personal experiences. It describes those used by bass clarinet players to acquire an effective control over the functioning of the vocal tract in their performances. According to Alves (2013), expert wind instrumentalists have great control over the functioning of the vocal tract, which results in good sound quality and a relevant domain in the sound emission of the instrument as a whole. This is an exploratory qualitative research and the instrument used for data collection was a semi-structured interview. Participants were encouraged to comment on their study processes and communicate their musical actions. The subjects were professional bass clarinet players who have experience as soloists. The knowledge externalized in this study can contribute to other bass clarinet players to observe the basic concepts, internalize and combine them with their individual musical practices. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trato vocal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clarone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Claronistas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo | - |
Título: dc.title | As manipulações do trato vocal na emissão do registro agudo e superagudo do clarone | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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