Relação entre a descentralização financeira via PDAF e rendimento escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorSilva, Francisco José da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Edileuza Fernandes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:32:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:32:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49078-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-5624-3779-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-9837-2958-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885664-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) do Distrito Federal, o rendimento escolar e a distorção idade/série no ensino fundamental, com base em legislação, documentos e dados do Censo-DF. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa orientado pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Conclui-se que o programa não tem repercutido na melhoria do rendimento escolar; o abandono e o percentual de 20,7% (Censo-DF, 2018) dos alunos com distorção idade/série é uma realidade a ser enfrentada com ações políticas e gestão dos projetos das escolas. São propostas ações políticas na gestão financeira e pedagógica nos níveis central e local, observando os princípios da gestão democrática.-
Descrição: dc.descriptionThe essay discusses the Federal District Administrative and Financial Decentralization Program (PDAF), educational achievement, and age-grade distortion in elementary and middle school, based on legislation, documents, and data from the Federal District School Census. It is a qualitative study guided by Bardin’s Content Analysis (2016). It concludes that: the Program has not shown improvement in educational achievement; the dropout and the percentage of 20.7% (Censo-DF, 2018) of the students under age/grade distortion is a fact to be faced through political actions and management of school projects. Political actions are proposed in financial and pedagogical management at the central and local levels, observing the principles of democratic management.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDescentralização financeira-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Título: dc.titleRelação entre a descentralização financeira via PDAF e rendimento escolar-
Título: dc.titleThe relationship between financial decentralization through PDAF and educational achievement performance-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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