
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Maranhão, Ana Goretti Kalume | - |
| Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Ana Maria Nogales | - |
| Autor(es): dc.creator | Aly, Célia Maria Castex | - |
| Autor(es): dc.creator | Rabello Neto, Dácio de Lyra | - |
| Autor(es): dc.creator | Porto, Denise Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Helio de | - |
| Autor(es): dc.creator | Poncioni, Ivana | - |
| Autor(es): dc.creator | Maranhão, Maria Helian Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Reyes Lecca, Roberto Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Roberto Men | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:32:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:32:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12475 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885636 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos óbitos segundo características sociodemográficas e causas de morte. Método: Foram utilizados dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM – para 2000, 2005 e 2009, e do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram analisadas variáveis da Declaração de Óbito, destacando-se as específicas para óbitos fetais e infantis. Resultados: Aproximadamente 30% dos óbitos fetais e não fetais, em 2009, ocorreram fora do município de residência, sendo no Nordeste 38%. O número de óbitos fetais e infantis diminuiu no período, caracterizados pela maior frequência da prematuridade e do baixo peso. Aproximadamente 30% dos óbitos fetais e neonatais tiveram peso acima de 2.500 gramas. Aumentou a proporção de óbitos em idades acima de 80 anos. Maiores proporções de óbitos masculinos continuam sendo observadas nas idades adultas jovens e nos municípios de maior porte. Em 2009, as principais causas de morte foram: doenças do aparelho circulatório; causas externas; neoplasias e doenças do aparelho respiratório. Conclusão: Encontrou-se intensa mobilidade espacial das pessoas em busca da assistência à saúde: quanto menor o porte populacional do município de residência, maior a proporção de óbitos ocorridos fora da região de saúde. Houve uma redução de óbitos infantis, e ainda tem-se que aprofundar no conhecimento das tendências e características dos óbitos fetais. O envelhecimento da estrutura etária dos óbitos evidencia novos desafios a serem enfrentados para a melhoria da qualidade de saúde dos brasileiros. Destaca-se o aprimoramento na qualidade dos dados do SIM. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Estatística (IE EST) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora MS | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | © 2011 Ministério da Saúde. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra é da área técnica. A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada, na íntegra, na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde:http://www.saúde.gov.br/bvs. Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cap_1_saude_brasil_2010.pdf. Acesso em: 14 mar. 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Demografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mortalidade - estatística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mortalidade infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia humana | - |
| Título: dc.title | Como morrem os brasileiros : caracterização e distribuição geográfica dos óbitos no Brasil, 2000, 2005 e 2009 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: