Proposta de um jogo didático para ensino de estequiometria que favorece a inclusão de alunos com deficiência visual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMól, Gerson de Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Laianna de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:32:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:32:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17354-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885628-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com os marcos legais LDN, DCNEM e OCNEM, o Ensino Médio deve preparar o aluno para ser crítico e contribuir para o mundo de múltiplas maneiras. As diversas disciplinas que compõem o universo escolar, entre as quais a Química, devem atuar nesse processo de formação, contribuindo para o desenvolvimento intelectual do educando. No momento atual de nossa sociedade, o respeito à diversidade é uma questão importante e uma meta a ser alcançada. Para atingir esses dois objetivos, é necessário um constante aperfeiçoamento no sentido de incorporar práticas pedagógicas inclusivas. Dentre as diferentes possibilidades utilizadas para Ensino de Química, acreditamos que os jogos podem servir de apoio para uma estratégia pertinente e que possibilite a inclusão em sala de aula. A partir da revisão da literatura, buscamos entender melhor as vantagens e limitações do uso de jogos no Ensino de Química elaboramos uma proposta de jogo para apresentação do conteúdo de estequiometria. Esse jogo apresenta uma proposta educacional com vistas à inclusão de alunos com deficiência visual em turmas inclusivas, pois trata do assunto de maneira a possibilitar o aprendizado de todos os alunos. Para avaliação, essa proposta foi aplicada a turmas inclusivas do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas da região de Brazlândia. Nessa aplicação percebemos a viabilidade da proposta, embora ainda haja necessidade de outras avaliações mais pertinentes. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionAccording to the legal framework LDN, DCNEM and OCNEM, secondary education should prepare students to be critical and contribute to the world in multiple ways. The various disciplines that make up the school environment, including chemistry, should act in this training process, contributing to the intellectual development of the students. At the present moment of our society, respect for diversity is an important issue and a goal to be achieved. To achieve these two objectives, continuous improvement to incorporate inclusive teaching practices is needed. Among the different possibilities used to teach Chemistry, believe that games can serve to support a relevant strategy that allows the inclusion classroom. From the literature review, we seek to better understand the advantages and limitations of using games to teach Chemistry developed a proposal for a game for content presentation stoichiometry. This game features an educational proposal with a view to the inclusion of students with visual impairments in inclusive classrooms because it deals with the subject in order to enable the learning of all students. To review, this proposal was applied to inclusive classes in the 1st year high school students in public schools in the region Brazlândia. In this application we realized the feasibility of the proposal, although there is still need for other more relevant reviews.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - estudo e ensino - ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - métodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - material didático-
Palavras-chave: dc.subjectEstequiometria-
Título: dc.titleProposta de um jogo didático para ensino de estequiometria que favorece a inclusão de alunos com deficiência visual-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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