Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes Júnior, Rui de | - |
Autor(es): dc.creator | Olegário, Raphael Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:32:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:32:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50237 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885626 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Revisar sistematicamente ensaios clínicos randomizados sobre a eficácia dotreinamento cognitivo nas funções executivas em idosos saudáveis. Métodos e medidas: Este estudo foi registrado no International Prospective Register of Systematic Reviews(PROSPERO) com o código de identificação CRD42021237057 e conduzido de acordo com as recomendações descritas pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses (PRISMA). As medidas de desfecho foram relacionadas ao controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. Resultados: Trinta e um ensaios foram incluídos na síntese qualitativa (i.e., revisão sistemática) e treze ensaios na síntese quantitativa (i.e., metanálise). Na análise geral, o treinamento cognitivo melhorou o controle inibitório quando medido pela tarefa Stroop (p < .001) e a memória de trabalho quando medida pela tarefa Corsi Block (p = .002). Foi encontrada uma significância marginal para a memória de trabalho na tarefa Digit Span – Forward (p = .06). No entanto, o treinamento cognitivo não aumentou o controle inibitório quando medido pela tarefa Go/No-Go (p = .76), a memória de trabalho quando medida pelo Digit Span – Backward (p = .72) e N-Back (p =. 10) e flexibilidade cognitiva quando medida pelas tarefas Trail Making – Parte B (p = .08) e Fluência Semântica (p = .49). Conclusão: Evidências mistas foram encontradas para controle inibitório e memória de trabalho; flexibilidade cognitiva não mostrou nenhuma evidência de melhora. Mais pesquisas são necessárias para determinar as características específicas para melhorar os resultados do tratamento | - |
Descrição: dc.description | Objective: Systematically review randomized controlled trials on the effectiveness of cognitive training on executive functions in healthy older people. Methods and measures: This study has been registered in the International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) with identification code CRD42021237057 and conducted in accordance with recommendations outlined by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses (PRISMA). The outcome measures were related to inhibitory control, working memory, and cognitive flexibility. Results: Thirty-one trials were included in the qualitative synthesis (i.e., systematic review) and thirteen trials in the quantitative synthesis (i.e., meta analysis). In the overall analysis, the cognitive training enhanced inhibitory control when measured by the Stroop task (p < .001) and working memory when measured by the Corsi Block task (p = .002). A marginal significance was found for working memory in the Digit Span task – Forward (p = .06). However, cognitive training did not enhance inhibitory control when measured by the Go/No-Go task (p = .76), working memory when measured by the Digit Span – Backward (p = .72) and N-Back (p = .10) tasks, and cognitive flexibility when measured by Trail Making – Part B (p = .08) and Semantic Fluency (p = .49) tasks. Conclusion: Mixed evidence was found for inhibitory control and working memory; cognitive flexibility showed no evidence of improvement. More research is needed to determine the specific characteristics to enhance treatment outcomes. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estimulação cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções executivas | - |
Título: dc.title | Efficacy of Cognitive Training on Executive Functions in Healthy Older Adults : a Systematic Review with Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: