Experimentação no ensino noturno : uma proposta para o ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGauche, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jone Júnior Neres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:31:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:31:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885449-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido com o intuito de ajudar professores que trabalham no Ensino Médio noturno e, que têm dificuldade em trabalhar o ensino de Química de forma contextualizada e interdisciplinar, para que eles possam desenvolver aprendizagens significativas. Em geral os professores tem dificuldades de ensinar Química de forma contextualizada, interdisciplinar além de não contar com laboratórios de Ciências, possui o número de alunos por sala longe do ideal, para o trabalho em laboratório. Como forma de superar estas dificuldades um conjunto de atividades de laboratório como algumas propriedades relacionadas à água foram desenvolvidas em uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, incluindo aspectos relacionados à Ciências Tecnologia e Sociedade(CTS) a estratégia do ensino está descrita na dissertação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research was developed aiming at helping the teaching of Chemistry in evening schools. In general, teachers have difficulties teaching chemistry in a contextualized and interdisciplinary approach. Additionally, most schools do not have science laboratories and the number of students per class is far from ideal. In order to overcome these difficulties, a set of laboratory activities related to some properties of water, were developed in a contextualized and interdisciplinary approach, including aspects related to Science, Technology and Society (STS). The teaching methodology is also described.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica experimental-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratórios-
Título: dc.titleExperimentação no ensino noturno : uma proposta para o ensino de Química-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.