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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Eda Castro Lucas de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Nathália de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:31:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:31:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37648 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885379 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Debates e estudos sobre as relações entre inovação e governo eletrônico – e-gov – bem como sobre os recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e seus impactos sobre a inovação na gestão pública demonstram a necessidade de realizar novos estudos para melhor compreensão dessas relações. Análises sobre as influencias da inovação sobre o desempenho dos serviços de e-gov também aparecem como importante caminho de pesquisa. Nesse contexto, e considerando o Sistema Eletronico de Informações (SEI) como uma solução de egov, este trabalho propõe-se a auxiliar na construção e na consolidação do conhecimento na área por meio da análise simultânea de aspectos relacionados à temática da inovação em serviços no contexto do setor público e o desempenho. Assim, o objetivo geral desta tese é explicar relações entre inovação e desempenho na administração pública em decorrência da introdução do SEI. O SEI é destinado à gestão de processos administrativos digitais e, por conseguinte, pode ser analisada pelo prisma da abordagem integradora da inovação em serviços. Para o alcance do objetivo traçado, foi conduzida revisão teórica sobre os temas serviços, inovação em serviços, inovação no setor público, governo eletrônico e desempenho. A parte empírica do estudo foi dividida em duas. A primeira corresponde a um estudo qualitativo, que envolveu a coleta de dados secundários por meio de pesquisa documental, e dados primários, por meio de entrevistas junto a servidores da Secretaria de Economia do Distrito Federal (SE/DF). Essa etapa caracterizou-se como exploratória, e permitiu evidenciar aspectos para a condução e explicação dos resultados do estudo quantitativo. A segunda parte, quantitativa, utilizou questionário disponibilizado em plataforma on-line para os servidores da secretaria. Foram coletadas 337 respostas, sendo realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, visando o teste do modelo teórico proposto, composto pelos construtos: mudanças nas competências do provedor; nas competências do cliente; nas características técnicas; e no desempenho. As análises estatísticas multivariadas verificaram evidências de validade das medidas dos construtos citados. O estudo qualitativo propiciou a visualização de uma perspectiva abrangente da SEI e da SE/DF, possibilitando melhor entendimento do contexto analisado, gerando diferentes contribuições para o campo teórico, metodológico e gerencial. Já os resultados da etapa quantitativa sugerem que há influência das competências do provedor e das características técnicas sobre o desempenho do serviço em estudo, corroborando o modelo de Djellal et al. (2013). Contudo, a influência do construto competências do cliente sobre o desempenho não se mostrou significativa, assim como a relação entre competências do provedor e características técnicas, o que diverge do modelo teórico original. Ao final, são apontadas limitações da pesquisa, implicações de ordem teórica, metodológica e gerencial, e uma agenda para realização de novas pesquisas. | - |
Descrição: dc.description | Debates and studies on the relationship between innovation and e-government - e-gov - as well as the resources of Information and Communication Technologies (ICTs) and their impacts on innovation in public management demonstrate the need for further studies to better understand these relations. Analyzes of the influence of innovation on e-gov service performance also appear as an important research path. In this context, and considering the Electronic Information System (SEI) as an e-gov solution, this paper aims to assist in the construction and consolidation of knowledge in the area through the simultaneous analysis of aspects related to innovation in services in the public sector context and performance. Thus, the general objective of this thesis is to explain the relationship between innovation and performance in public administration due to the introduction of SEI. SEI is intended for the management of digital administrative processes and can therefore be analyzed through the integrative approach of service innovation. To achieve the objective set, a theoretical review was conducted on the themes of service, service innovation, public sector innovation, e-gov and performance. The empirical part of the study was divided into two. The first corresponds to a qualitative study, which involved the collection of secondary data through documentary research, and primary data, through interviews with servers of the Federal District Economic Secretariat (SE / DF). This stage was characterized as exploratory, and allowed to highlight aspects for conducting and explaining the results of the quantitative study. The second part, quantitative, used a questionnaire that was made available on an online platform for the secretariat servers. 337 responses were collected, and exploratory and confirmatory factor analyzes were performed, aiming at testing the proposed theoretical model, composed by the constructs: changes in the provider's competences; on client’s competences; in the technical characteristics; and in performance. Multivariate statistical analyzes verified evidence of validity of the measurements of the mentioned constructs. The qualitative study provided the visualization of a comprehensive perspective of SEI and SE / DF, allowing a better understanding of the analyzed context, generating different contributions to the theoretical, methodological and managerial field. The results of the quantitative stage suggest that there is an influence of provider competencies and technical characteristics on the performance of the service, corroborating the model of Djellal et al. (2013). However, the influence of the client competencies construct on performance was not significant, as well as the relationship between provider competencies and technical characteristics, which differs from the original theoretical model. At the end, research limitations, theoretical, methodological and managerial implications are pointed out and also is proposed an agenda for further research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governo eletrônico - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação em serviços públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Eletrônico de Informações (SEI) | - |
Título: dc.title | Governo eletrônico : relação entre inovação e desempenho no serviço público | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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