A pedagogia dos multiletramentos no ensino de português brasileiro como língua materna no ensino médio com base nas obras do PAS/UnB

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Maria Luisa Ortíz-
Autor(es): dc.creatorNunes, Fernando Fidelix-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:31:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:31:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885342-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese discute como a Pedagogia dos Multiletramentos pode ser aplicada no ensino médio na rede pública de ensino do Distrito Federal (Brasil). Com base no diálogo entre os pressupostos teóricos e metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1982[1978]; Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), da Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 2008[1992], 1992, 1995, 2003, 2006; van Dijk, 2012a, 2012b; Magalhães; Leal, 2003), da Semiótica Social Crítica (van Leeuwen, 1999, 2001, 2005, 2021; Caldas-Coulthard; van Leeuwen, 2021; Kress; van Leeuwen, 2001, 2020; Kress, 2009) e da Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012; Rojo; Barbosa, 2015; New London Group, 1996; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Kress, 2003), é apresentada uma proposta de ensino focada nos multiletramentos a partir do trabalho de obras das matrizes de referência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e de provas do PAS/UnB e do Enem por meio de, principalmente, sequências didáticas (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004), gravação de podcasts, práticas de ressemiotização (Iedema, 2003) associadas a atividades editoriais e produção de textos a partir de uma perspectiva multimodal. A pesquisa é de caráter qualitativo na modalidade pesquisa-ação (Denzin; Lincoln, 2006; Severino, 2007; Greenwood; Levin, 2006). Neste trabalho, o professor pesquisador (Bortoni-Ricardo, 2008) desenvolveu a pesquisa em duas escolas de ensino médio durante os anos de 2021, 2022 e 2023 no Distrito Federal para a geração dos dados por meio dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista, grupo focal, análise documental e diário de pesquisa. Os resultados trouxeram diversas produções textuais de estudantes baseadas na Pedagogia dos Multiletramentos, principalmente podcasts, recitações de poemas, redações a partir de temas propostos por exames de seleção, obras literárias ressemiotizadas e produções inspiradas nas temáticas de obras do PAS/UnB, valorizando o potencial criativo e artístico da proposta. O trabalho também trouxe propostas de trabalho com videoclipes de forma integrada a textos literários. Por fim, são apresentadas algumas considerações sobre o conhecimento, a educação e as universidades.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis discusses how Pedagogy of Multiliteracies can be applied in high school in the public education network of the Federal District (Brazil). Based on the dialogue between the theoretical and methodological assumptions of Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1982[1978]; Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2008[1992], 1992 , 1995, 2003, 2006; van Dijk, 2012a, 2012b; Magalhães; Leal, 2003), from Critical Social Semiotics (van Leeuwen, 1999, 2001, 2005, 2021; Caldas-Coulthard; van Leeuwen, 2021; Kress; van Leeuwen, 2001, 2020; Kress, 2009) and Pedagogy of Multiliteracies (Rojo, 2012; Rojo; Barbosa, 2015; New London Group, 1996; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Kress, 2003), a teaching proposal focused on multiliteracies is presented based on the study of works from the reference matrices of the Serial Assessment Program of the University of Brasília (PAS/UnB) and tests of PAS/UnB and Enem through, mainly, didactic sequences (Schneuwly; Dolz, 2004), podcast recording, resemiotization practices (Iedema, 2003) associated with editorial practices and text production from a multimodal perspective. The research is of a qualitative nature in the action research modality (Denzin; Lincoln, 2006; Severino, 2007; Greenwood; Levin, 2006). In this work, the research professor (Bortoni-Ricardo, 2008) developed the research in two high schools during the years 2021, 2022 and 2023 in the Federal District to generate data through the following instruments: questionnaire, interview, group focus, document analysis, and research diary. The results brought several textual productions from students based on Pedagogy of Multiliteracies, mainly podcasts, poem recitations, essays based on themes proposed by selection exams, resemiotized literary works and productions inspired by the themes of PAS/UnB works, valuing the potential creative and artistic proposal. The work also brought proposals for working with video clips in an integrated way with literary texts. Finally, some considerations about knowledge, education and universities are presented.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis analiza cómo la Pedagogía de las Multialfabetizaciones puede ser aplicada en la escuela secundaria de la red de educación pública de Distrito Federal (Brasil). Basado en el diálogo entre los presupuestos teóricos y metodológicos de la Lingüística SistémicoFuncional (Halliday, 1982[1978]; Halliday; Matthiessen, 2014; Fuzer; Cabral, 2014), Análisis Crítico del Discurso (Fairclough, 2008[1992], 1992, 1995, 2003, 2006; van Dijk, 2012a, 2012b; Magalhães; Leal, 2003; Magalhães; Resende; Martins, 2017), de la Semiótica Social Crítica (van Leeuwen, 1999, 2001 2005, 2021; Caldas-Coulthard; van Leeuwen, 2021; Kress; van Leeuwen, 2001, 2020; Kress, 2009; Jewitt; Bezemer; O’Halloran, 2016) y de la Pedagogía de las Multialfabetizaciónes (Rojo, 2012; Rojo; Barbosa, 2015; New London Group, 1996; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020; Kress, 2003), se presenta una propuesta de enseñanza centrada en las multialfabetizaciones a partir del trabajo de las obras literarias de las matrices de referencia del Programa de Evaluación Seriada de la Universidad de Brasilia (PAS/UnB), de las pruebas del PAS/UnB y del Enem a través de, principalmente, secuencias didácticas (Schneuwly; Dolz, 2004), grabación de podcasts, prácticas de resemiotización (Iedema, 2003) asociadas a prácticas editoriales y producción de textos desde una perspectiva multimodal. La investigación es de carácter cualitativo en la modalidad de investigación-acción (Denzin; Lincoln, 2006; Severino, 2007; Greenwood; Levin, 2006; Gil, 2002). En este trabajo, el profesor investigador (Bortoni-Ricardo, 2008) desarrolló la investigación en dos escuelas secundarias durante los años 2021, 2022 y 2023 del Distrito Federal para generar datos a través de los siguientes instrumentos: cuestionario, entrevista, enfoque grupal, análisis documental y diario de investigación. Los resultados trajeron varias producciones textuales de estudiantes basadas en la Pedagogía de las Multialfabetizaciones, principalmente podcasts, recitados de poemas, ensayos basados en temas propuestos por exámenes de selección, obras literarias resemiotizadas y producciones inspiradas en temas de obras del PAS/UnB, valorando el potencial de la propuesta creativa y artística. El trabajo también trajo propuestas para trabajar con videoclips de forma integrada con textos literarios. Finalmente, se presentan algunas consideraciones sobre conocimiento, educación y universidades.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Linguística-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Distrito Federal-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Avaliação Seriada (PAS)-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentos-
Título: dc.titleA pedagogia dos multiletramentos no ensino de português brasileiro como língua materna no ensino médio com base nas obras do PAS/UnB-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.