Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Inouye, Celso Massaschi | - |
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Carlos Alberto Paraguassu | - |
Autor(es): dc.creator | Politano, Regina Célia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:31:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:31:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-07-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885246 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2006. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa tem por objetivo analisar os desvios posturais mais freqüentes em adolescentes de 11 a 15 anos de idade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, do município de Cacoal-RO, e correlacioná-los com hábitos posturais incorporados erroneamente ao seu desenvolvimento. Foram avaliados 65 adolescentes do sexo masculino e 64 de sexo feminino, totalizando uma amostra de 129 adolescentes, com média de idade e desvio padrão respectivamente iguais a 12,6 ± 1,32 anos. Para tanto foi realizado um estudo de caráter descritivo com abordagem quantitativa, por meio de dois instrumentos semi-estruturados para coleta de dados, onde se utilizou estatística descritiva de significância e teste qui-quadrado para análise dos resultados. O método avaliativo foi a posição em pé simétrica, nos planos frontal, lateral e posterior, utilizando o simetrógrafo. Os resultados mostraram que dos 129 adolescentes investigados, 71 (55%) apresentaram algum tipo de desvio postural, sendo: cifose (21,7%), escoliose (19,3%), hiperlordose (10,1%) e cifoescoliose (3,9%). Quando comparado os sexos, houve predomínio do masculino com 30,3%, enquanto para o feminino foi de 24,7%. A investigação possibilitou conhecer a prevalência de desvios posturais mais freqüentes. Esses achados permitem concluir o quanto é importante um acompanhamento, tanto familiar como escolar, pois alterações posturais tendem a incorporar-se durante a fase de crescimento da criança e do adolescente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The research has the objective of analysing the most frequent postural shortcuts in teenagers aged 11 to 15, from the grade and high school students of Cora Coralina school in the county of Cacoal – RO and corelate them with postural habits wrongly incorporated to their development, 65 male adolescents were evaluated and 64 female amounting to a sample of 129 adolescents on the average age and standard postural shortcuts equals to 12,6 ± 1,32 years. To get to this conclusion a study of descriptive character was carried out with quantitative approach using two semi-structured tools for data colection, where descriptive statistic of relevance was used and Q-square tests for the analysis of the results. The evaluative method was the upright position in the frontal, lateral and posterior plans using the simetograph. The results showed that out of the 129 adolescents investigated, 71 (55%) showed some type of postural shortcurt among them: kyphosis (21,7%), scoliosis (19,3%), hyperlordosis (10,1%) and cifoescoliose (3,9%). When the sexes were compared there was a predominance of the male with 30,3%, whereas for the female the level was of 24,7%. Through the investigation it was possible to know the prevalence of the postural shortcuts in the studied population, besides describing the most frequent postural habits. These data allow us to conclude that it’s important to have follow up by the family and by the school, because postural alterations has the tendency of incorporating during the growth phase of the child and of the adolescent. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postura humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Título: dc.title | Levantamento dos desvios posturais em adolescentes de 11 a 15 anos em escola estadual do município de Cacoal-RO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: