Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
Autor(es): dc.creator | Rego, Isa Sara Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885174 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese, por meio do campo da Informática Aplicada à Educação, apresenta como resultado de investigação uma abordagem metodológica para o ensino da Dança Digital. Nessa abordagem, parte-se do pressuposto que o campo educacional deva acompanhar as mudanças na sociedade, por meio da inovação e criação de processos de ensino-aprendizagem contextualizados, visando à construção de novos conhecimentos. Na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva, refletiva e responsável, o principal objetivo desse projeto foi sistematizar uma proposta metodológica para o ensino da Dança Digital, oferecendo a professores e alunos um material subsidiário-didático para o desenvolvimento de atividades pedagógicas nos cursos voltados para a formação de professores de dança. Portanto, elegeu-se como objetivos específicos: a) investigar as possibilidades do uso do computador como meio para exploração e criação no ensino da dança; b) valorizar o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) nos processos de ensinoaprendizagem, contribuindo para a contextualização nos espaços pedagógicos; c) apresentar um pensamento pedagógico que corresponda à natureza das mudanças sóciohistóricas no ensino da dança. De natureza qualitativa, as contribuições metodológicas da a/r/tografia guiaram a pesquisa-ação, propondo uma confluência metodológica entre a vida, o fazer artístico, a pesquisa e a prática docente. Os instrumentos e técnicas utilizados para a coleta de dados compreenderam as etapas de observação participante, diário de itinerância, relato de experiência e registros visuais em formato de fotografia. Dada a necessidade, cada vez maior, de conhecimentos científicos que permitam a experimentação em propostas artístico-pedagógicas que envolvam as Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), apresenta-se esse estudo como contribuição para dotar professores na apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento do seu trabalho. Por meio da problematização e da transformação dos conteúdos específicos de dança ‒ bem como da postura crítica diante do mundo ‒, as múltiplas conexões entre corpo, ensinoaprendizagem e tecnologias puderam ser estabelecidas e transformadas. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This thesis, through the field of Applied Informatics to Education, presents as a result of research a methodological approach to the teaching of Digital Dance. In this approach, it is assumed that the educational field must accompany changes in society, through innovation and creation of contextualized teaching-learning processes, aiming at the construction of new knowledge. The main objective of this project was to systematize a methodological proposal for the teaching of Digital Dance, offering training to dance teachers. Therefore, it was chosen as specific objectives: a) to investigate the possibilities of the use of the computer as a means for exploration and creation in the teaching of dance; b) to value the use of Digital Information, Communication and Expression Technologies (TICE) in the teaching-learning processes, contributing to the contextualization in the pedagogical spaces; c) present a pedagogical thought that corresponds to the nature of socio-historical changes in the teaching of dance. Of a qualitative nature, the methodological contributions of a/r/tography guided the action research, proposing a methodological confluence between life, artistic practice, research and teaching practice. The instruments and techniques used for data collection included the steps of participant observation, roaming diary, experience report and visual records in photo format. Given the growing need for scientific knowledge to allow experimentation in artistic-pedagogical proposals involving the Digital Information, Communication and Expression Technologies (TICE), this study is presented as a contribution to equip teachers in the appropriation of scientific knowledge necessary to the development of their work. Through the problematization and transformation of specific dance contents - as well as of the critical posture in front of the world -, the multiple connections between body, teaching-learning and technologies could be established and transformed. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança - ensino | - |
Título: dc.title | Informática aplicada ao ensino da Dança : uma proposta metodológica para a dança digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: