Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Ângela Álvares Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Siberia Sales Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:31:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:31:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885153 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve o propósito de conhecer e analisar a dialogicidade, a polifonia e a intertextualidade nas produções de alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Frederico Pedreira Neto. Buscou-se identificar como os processos hipertextuais podem contribuir para a formação literária dos alunos, proporcionando a constituição de leitores mais críticos capazes de compreender a obra literária e de se expressar em relação às suas experiências de leitura. A teoria que fundamenta esta pesquisa é sustentada pelo pensamento de Mikhail Bakhtin no que se refere ao seu entendimento de linguagem. Partimos da análise do dialogismo, da polifonia e da intertextualidade como categorias de observação e análise. Escolhemos trabalhar com o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, como obra lida, motivadora e provocadora para as atividades de leitura dos alunos. Este estudo apresenta caráter exploratório e busca contribuir para as discussões sobre letramento literário, ensino de Literatura no Ensino Médio e relevância de se conjugar a diversidade de gêneros discursivos com a leitura de obras literárias de modo a contemplar a heterogeneidade da linguagem. Neste estudo, foi verificado que a hipertextualidade é uma alternativa para a ruptura do ensino tradicional em torno da disciplina de Literatura, de modo a subverter a rigidez do discurso monológico da escola sobre as obras literárias e contribuir para a formação de um espaço mais dialógico em que os sujeitos encontram espaços para aprender os conceitos pertinentes à Literatura e oportunidade para realizar, enquanto sujeitos sócio-históricos, a leitura das obras literárias. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study attempts to know and analyze dialogic, polyphony and intertextuality found in written work from students in the first year of high-school at Escola Estadual Frederico Pedreira Neto. We search for how hypertext process can contribute for the literacy of students, preparing them to be more critical readers, who are capable to understand what they read, and express themselves for their reading experiences. The theory, in which this research is founded, is grounded by the thoughts of Mikhail Bakhtin about language. We started examining dialogic, polyphony and intertextuality as analysis and observation categories. Vidas Secas, a novel written by Graciliano Ramos, was to be read and to be a motivational and provocative instrument for reading activities. This work is exploratory and seeks to contribute in the field of literary literacy, literary teaching in high school, and the importance of combining several genders with literary reading in order to cover language heterogeneity. It was found in here, that hypertextuality is an alternative to disrupt with literature traditional teaching practices, therefore undermining rigid monological reasoning about literary books and contributing in the development of a dialogical scope, where individuals, as socio-historic subjects, are allowed to learn literature concepts and have the opportunity to read literary books. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin, M. M., (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | O dialogismo bakthiniano nas articulações hipertextuais de diferentes gêneros discursivos nas aulas de literatura do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: