Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaito, Carlos Hiroo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lívia Miranda de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:31:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:31:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24672-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.24672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885099-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2016.-
Descrição: dc.descriptionA crise civilizatória contemporânea que envolve o modo de vida humana e o meio ambiente deve ser estudada e enfrentada nos diversos ambientes da sociedade, sendo a escola campo importante para esse enfrentamento. Considerando que a parte mais densa das atividades desenvolvidas no ambiente escolar advém das interações entre docentes e discentes, a formação dos professores torna-se objeto fundamental para investigação, uma vez que esta influencia diretamente nas atividades desenvolvidas ao longo do processo educacional. Diante deste cenário, o presente trabalho objetivou analisar a potencialidade da pesquisa-ação na educação ambiental para o empoderamento docente na busca de práticas educativas sustentáveis. Para tanto foi constituída uma comunidade investigativa, composta por um professor da educação básica e a pesquisadora, e realizada nos meses de maio a setembro de 2016 pesquisa-ação em educação ambiental em uma escola pública do Distrito Federal que envolveu a temática combate à dengue. As atividades desenvolvidas percorreram os momentos de planejamento, ação/observação e reflexão da espiral cíclica da pesquisa-ação à luz da educação ambiental, visando o empoderamento docente para a adoção de atitudes mais sustentáveis. Dentre os resultados obtidos, verificou-se um refinamento do olhar docente para questões socioambientais, conduta e visão mais acessíveis, dialógicas e investigativas além do empoderamento docente por meio da adoção teóricometodológica da pesquisa-ação educativa, o que viabilizou a adoção de sustentabilidade nas ações refletidas e planejadas.-
Descrição: dc.descriptionThe contemporary civilization crisis that involves the human way of life and the environment must be studied and faced in the different environments of society, and school is an important field for this confrontation. Considering that the denser part of the activities developed in the school environment comes from the interactions between teachers and students, teacher training becomes a fundamental object for research, since it directly influences the activities developed throughout the educational process. Given this scenario, the present work aimed to analyze the potential of action research in environmental education for teacher empowerment in the search for sustainable educational practices. For that, a research community was formed, composed of a teacher of basic education and the researcher, and carried out in the months of May to September of 2016 action research in environmental education in a public school of the Federal District that involved the combat of dengue. The activities carried out covered the moments of planning, action/observation and reflection of the cyclical spiral of action research in the light of environmental education, aiming at teacher empowerment to adopt more sustainable attitudes. Among the results obtained, there was a refinement of the teaching approach to social-environmental issues, more accessible conduct, and vision, dialogic and investigative, besides teacher empowerment through the theoreticalmethodological adoption of educational research-action, which made the adoption of sustainability viable actions reflected and planned.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Desenvolvimento Sustentável-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de educadores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas docentes-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDengue - controle-
Título: dc.titlePesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.