Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDemo, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:30:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:30:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885057-
Descrição: dc.descriptionAprender bem é possível, porque não se trata de atividade excepcional ou reservada a cérebros pretensamente superiores. No entanto, a aprendizagem do aluno depende sumamente da aprendizagem do professor. A experiência valorizou decisivamente o professor como mediador crucial da aprendizagem na escola. Foram “especializados” mais de 1.500 docentes (pós-graduação lato sensu), e avaliados todos os 1º e 2º anos, cuidando de aluno por aluno, como exige o Ideb. A metodologia da aprendizagem ressaltou a importância da pesquisa e elaboração própria, sem, porém, adotar qualquer autor específico. Todo professor precisa ser capaz de montar sua própria proposta teórica, alimentá-la/mudá-la durante seu exercício profissional, tendo em vista que uma das habilidades mais requeridas é autoria (teórica e prática). Professor autor significa que é capaz de autonomia própria e de promover a autonomia do aluno. Um dos instrumentos fundamentais foi o “curso de seis dias”, intensivo, no qual os cursistas estudam/pesquisam textos e constroem seus próprios textos (individual e coletivamente), com o objetivo de aprimorar a autoria e construir atividades que podem ser inseridas na prática escolar. O êxito foi demonstrado no 1º lugar no Ideb nacional nos municípios das capitais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionLearning is quite possible, because it is not an exceptional or to pretense superior brains reserved activity. However, student learning depends mostly on teacher learning. The experience valued decisively the teacher as crucial mediator of school learning. More than 1.500 teachers were “specialized” (a kind of post-graduation lato sensu) and all first and second years were evaluated, taking care of each student, as is required by Ideb. Learning methodology stressed the relevance of research and own elaboration, without, nevertheless, adopting any specific author. Every teacher needs to be able to construct his own theoretical proposal, feed it/change it during his professional exercise, since one of most required abilities is authorship (theoretical and practical). Teacher as author means that he is capable of own autonomy and of promoting student autonomy. One of the fundamental tools was “six days course”, intensive, in which course attendants study/research texts and construct their own texts (individually and collectively), having as objective to improve authorship and construct activities that can be inserted in scholar practice. The success was demonstrated in the first place in national Ideb at state capital municipal districts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/138. Acesso em: 05 dez. 2011.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria docente-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria discente-
Título: dc.titleAprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS-
Título: dc.titleLearning well is possible : a successful experience at Campo Grande (MS)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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