Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dantas, Otilia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:30:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:30:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22893 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/885032 | - |
Descrição: dc.description | O estudo visa delinear as concepções de duas universidades públicas federais sobre o papel e a importância da monitoria para a docência superior no que tange à letra da lei e à visão de alguns professores e alunos. Foram analisados projetos de ensino, entrevistas, dados estatísticos de distribuição de bolsas e legislações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de Brasília (UnB). Para estes, a monitoria objetiva contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Pensada a partir do processo de ensino, a monitoria leva o professor a envolver o monitor na aula, no planejamento e na avaliação. Os resultados revelam que o interesse pela monitoria proporciona incentivo à docência superior, experiência e possibilidade de o aluno-monitor enriquecer o seu currículo para além do interesse financeiro, estimulando a formação crítica dos saberes próprios da docência superior. | - |
Descrição: dc.description | The study seeks to outline the conceptions of two federal public universities about the role and the importance of monitoring for higher education teaching, regarding the letter of the law and the view of some teachers and students. Teaching projects, interviews, statistical data about the distribution of grants and the legislation from the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) and the Universidade de Brasilia (UnB) were analyzed. In these institutions, the monitoring aims at contributing to the quality improvement of teaching, research and extension. Linked to the teaching process, the monitoring leads the teacher to engage the monitor in the classroom, planning and evaluation. The results reveal that the interest in monitoring provides incentive for higher education teaching, experience and enables the student-monitor to enrich his/her résumé beyond financial interests, encouraging the formation of critical knowledge in higher education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 22 dez. 2016. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Monitoria : fonte de saberes à docência superior | - |
Título: dc.title | Monitoring : source of knowledge for higher education teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: