Experiência do usuário em websites universitários : aplicação do questionário de websites universitários no estudo de caso da Universidade de Brasília

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouto, Virgínia Tiradentes-
Autor(es): dc.creatorArantes, Eduardo Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:30:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:30:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884848-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo investigar a experiência dos usuários ao utilizar websites universitários. Para tanto, empreendeu-se pesquisa referencial teórica sobre os temas “usabilidade” e “websites institucionais universitários”, dos quais se verificam estudos de casos em websites acadêmicos, bem como a relação destes com o estudo de caso em voga. Dessa feita, inicialmente, procedeu-se um estudo piloto no website do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e, para fins de analogia, uma pesquisa no website do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Por conseguinte, como foco da pesquisa, empreendeu-se estudo de caso do website da Universidade de Brasília. De modo quantitativo e qualitativo, para fins metodológicos, fez-se uso de questionário originado da ferramenta Meu Website de Notícias (Cruz, 2015). Essa ferramenta foi adaptada para a aplicação em websites universitários e denominada Questionário de Websites Universitários (“QWU”). O QWU foi dividido em seis fatores principais, quais sejam: 1) Sobre o usuário; 2) Usabilidade (eficiência e eficácia); 3) Adequação visual; 4) Identificação; 5) Motivação; e, 6) Feedback. Também como via metodológica, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa em forma de entrevista e semiestruturada, com os designers do website da Universidade de Brasília. Os resultados desses estudos demonstram a eficácia da ferramenta QWU para análise da experiência dos usuários de Websites Universitários. Sobre o estudo de caso, conclui-se a necessidade de melhoria e aprimoramentos no website da Universidade de Brasília, em meio ao desenvolvimento em plataformas e uma tentativa de aperfeiçoamento neste sentido.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to investigate users' experiences when using university websites. To this end, theoretical reference research was undertaken on the topics “usability” and “university institutional websites”, of which case studies on academic websites are verified, as well as their relationship with the case study in vogue. This time, initially, a pilot study was carried out on the website of the Institute of Arts of the University of Brasília and, for analogy purposes, a survey on the website of the Postgraduate Program in Communication of the Federal University of Recôncavo da Bahia. Therefore, as the focus of the research, a case study of the University of Brasília website was undertaken. In a quantitative and qualitative way, for methodological purposes, we used a questionnaire originating from the Meu Website de Notícias tool (Cruz, 2015). From then on, the based questionnaire was applied to university websites, called the University Websites Questionnaire, divided into six main factors, namely: 1) About the user; 2) Usability (efficiency and effectiveness); 3) Visual adequacy; 4) Identification; 5) Motivation; and, 6) Feedback. Also as a methodological approach, qualitative research was undertaken in the form of an interview and semistructured, with the designers of the University of Brasília website. The results of these studies demonstrate the effectiveness of the QWU tool for analyzing the experience of users of University Websites. Regarding the case study, the need for improvement and enhancements to the University of Brasília website is concluded, amid development on platforms and an attempt to improve in this sense.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Design (IdA DIN)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Design-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDesign de interface-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência do usuário-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília (UnB)-
Título: dc.titleExperiência do usuário em websites universitários : aplicação do questionário de websites universitários no estudo de caso da Universidade de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.