O acordo nuclear teuto-brasileiro : estudo de caso em política exterior sob a perspectiva do processo decisório

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Henrique Altemani de-
Autor(es): dc.creatorArcela, Nina Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:30:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:30:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-23-
Data de envio: dc.date.issued1992-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45664-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884786-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 1992.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo central desta dissertação é analisar o processo decisório que motivou o Brasil a firmar com a República Federal da Alemanha, em junho de 1975, um polêmico Acordo Nuclear, através da aplicação de um modelo chamado de Política Burocrática. A tarefa tem, por conseguinte, um caráter tanto empírico como teórico. Por um lado, visa a elucidar as verdadeiras razões que conduziram à celebração do Acordo e examinar o significado diplomático deste gesto no contexto da política externa do Governo Geisel. Por outro, consiste em uma avaliação crítica da aplicação do modelo concebido por Graham T. Allison, cuja unidade básica é o conceito de decisão como resultante política. Os caminhos percorridos conduziram às seguintes conclusões principais: 1. 0 processo decisório, por ter engajado diferentes indivíduos com distintas percepções e prioridades, resultou em um Acordo com um conteúdo próprio que não pode ser identificado como a aspiração acabada de qualquer dos agentes envolvidos. Na verdade, os termos acordados não satisfizeram completamente nenhum daqueles que participaram da decisão. 2. Embora o Acordo tenha assumido um conteúdo próprio, observa-se que, ao longo de sua gestação, prevaleceram, considerações político-estratégicas sobre as ponderações acerca das necessidades internas de energia. 3. 0 Acordo se constituiu em mais uma alternativa de inserção brasileira na arena internacional sendo coerente, desse modo, com as orientações gerais do "pragmatismo responsável". Contudo, não rendeu internamente os dividendos esperados. A não ser por um curto espaço de tempo em que foi aplaudido pela opinião pública nacionalista, o Acordo não granjeou o mesmo apoio político como outras iniciativas diplomáticas levadas a termo entre 1974-1979. 4. 0 instrumental teórico utilizado, ainda que complexo, foi de grande valia para os fins desta análise. Seu poder explicativo residiu no fato de que, ao apontar a existência de diferentes motivações entre os artífices da decisão, permitiu ampliar a compreensão do porquê a atitude não logrou alcançar nem mesmo os objetivos básicos a que se propôs: capacitar tecnologicamente o país e introduzir de forma crescente o uso da núcleo-eletricidade-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this dissertation is to analyse the decision-making process which caused Brazil to sign, in June of 1975, a controversial Nuclear Agreement with the Federal Republic of Germany making use of a model called bureaucratic policy. Thus, this has an empirical as well as a theoretical characteristic. On the one hand, it aims to elucidate the true reasons that brought about the establishment of the agreement and to examine the diplomatic meaning of this act in the context of the foreign policy of Geisel's government. On the other hand, it consists in a critical evaluation of the model conceived by Graham T. Allison, in which the basic unity is the concept of decision as a potical result. The steps taken led us to the main following conclusions: 1. The decision-making process had the participation of different people with distinctive perception and priorities, consequently, it resulted in an agreement of a peculiar content which cannot be identified as the final aspiration of any individual involved. In fact, the terms which were acoorded did not completely satisfied anyone who took part in the decision. 2. Although the agreement has assumed its own content, one can observe during the period of its management that political and strategical considerations prevailed over reflections upon domestic energy needs. 3. The agreement is one more Brazilian insertion alternative in the international field, in this way, being coherent to the general orientations of "Responsible Pragmatism". However, it did not result internally in the expected benefits. The agreement, except for a short period of time when it was approved by nationalist public opinion, did not obtain the same political support as other diplomatic actions which were taken between 1974-1979. 4. The theoretical paradigm employed, albeit complex, meant a great deal to the achievment of this analysis. Its explanatory power is due to the fact that when one identifies the existence of different motivations between the decision-makers it allows us to amplify the understanding of the reason that the attitude did not manage to achieve even the basic objective that it had proposed: to enable the country technologically and introduce increasingly the use of nuclear-energy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Restrito-
Palavras-chave: dc.subjectAcordo Nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectAlemanha-
Título: dc.titleO acordo nuclear teuto-brasileiro : estudo de caso em política exterior sob a perspectiva do processo decisório-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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