Intelectuais, regionalismo e cultura popular : as referências regionalistas de Gilberto Freyre

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Autor(es): dc.contributorDimitrov, Eduardo-
Autor(es): dc.creatorBarboni Júnior, Antônio Cecílio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:30:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:30:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884779-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado pode ser sintetizada como a busca pelo caminho percorrido por Freyre até a publicação do Manifesto Regionalista em 1952. Entretanto, mais que uma história intelectual de Freyre, me interessa a questão: quais imagens, significados e conceitos foram mobilizados para constituir o regionalismo em Pernambuco e de que forma o movimento Regionalista Tradicionalista foi impactado pelo diálogo com outros grupos de intelectuais? Nesse sentido o objeto de análise são os artigos publicados por Freyre na década de 1920 e seu diálogo com outros intelectuais que estavam em Pernambuco e organizaram o movimento regionalista no estado, a exemplo de José Lins do Rego e Moraes Coutinho, além de seu grande opositor, Joaquim Inojosa. Depois o impacto da década de 1930 sobre a reflexão em torno da identidade nacional e da cultura popular, do qual Freyre foi uma parte importante na medida em que contribuiu para a construção do mito das três raças que formariam um país miscigenado e harmônico. Este elemento exemplifica sua participação no Estado Novo, mas outras facetas são importantes, como o contato com intelectuais modernistas como Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Por fim o diálogo de Freyre com a geração de estudantes pernambucanos que refletiram sobre as possibilidades de um teatro popular e que reorganizaram as ideias regionalistas em torno dos conceitos de povo e de cultura popular, evidenciando como o debate cultural havia mudado desde a década de 1920. Dessa forma minha pesquisa culmina com a publicação do Manifesto Regionalista em 1952, argumentando que ele não pode ser um texto de 1926, como afirmava Freyre, já que, a despeito de algumas continuidades, ele apresenta novidades e rupturas com o debate intelectual estabelecido até o Congresso Regionalista.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis master's thesis can be synthesized as the search to follow the path made by Freyre until the publication of the Manifesto Regionalista in 1952. However, more than an intellectual history of Freyre, I am interested in the question: which images, meanings and concepts were mobilized for constituting regionalism in Pernambuco and how was the traditionalist regionalist movement impacted by dialogue with other groups of intellectuals? In this sense, the object of analysis are the articles published by Freyre in the 1920s and his dialogue with other intellectuals who were in Pernambuco and organized the regionalist movement in the state, such as José Lins do Rego and Moraes Coutinho, in addition to his great opponent, Joaquim Inojosa. Then the impact of the 1930s on the reflection on national identity and popular culture, in which Freyre was an important part that contributed to the construction of the myth of the three races that would form a mixed and harmonious country. This element exemplifies his participation in the Estado Novo, but other facets are important, such as his contact with modernist intellectuals like Mário de Andrade and Manuel Bandeira. Finally, Freyre's dialogue with the generation of Pernambuco students who reflected on the possibilities of a popular theater and who reorganized regionalist ideas around the concepts of people and popular culture, showing how the cultural debate had changed since the 1920s Thus, my research culminates with the publication of the Regionalist Manifesto in 1952, arguing that it cannot be a 1926 text, as Freyre claimed, since, despite some continuities, it presents novelties and ruptures with the intellectual debate established until the Regionalist Congress.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFreyre, Gilberto, 1900-1987-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento Regionalista Tradicionalista-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade nacional-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectManifesto Regionalista-
Título: dc.titleIntelectuais, regionalismo e cultura popular : as referências regionalistas de Gilberto Freyre-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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