Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martinez Barrios, Vicente Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Gregório Soares Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:30:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:30:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19509 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19509 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884735 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015. | - |
Descrição: dc.description | O objeto de pesquisa desta dissertação compreende a especificidade da pesquisa em arte, bem como suas implicações metodológicas que se caracterizam por exigir uma abordagem distinta para cada “artista-pesquisador”. O resultado de tais abordagens implica tanto as decisões escriturais quanto as imagéticas, interseccionando, assim, os campos de atuação da imagem e da palavra em uma discussão, ao mesmo tempo, teórica e prática da linguagem poética. Diante disso, este trabalho propõe um conjunto de eixos temáticos para que seja possível discutir e contextualizar as especificidades da pesquisa artística referente às questões que envolvem: 1) uma escrita com enfoque teórico sobre o pensamento da criação artística; 2) as relações entre as produções escrita e imagética, prática e conceitual, no mesmo contexto; e, 3) a intersecção entre artes visuais e poesia dentro de uma “poética contemporânea”. Os eixos se subdividem em três abordagens, que discutem mais objetivamente os seguintes pontos: 1) o escrever sobre a imagem e sua relação com o desenho; 2) uma reflexão sobre os processos de elaborações poéticas do autor e sua relação com os conceitos de fragmento e ruína; e, 3) a abertura produzida pela fotografia como escrita imagética e sua relação com o conceito de tempo. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation's subject matter comprises the specificity of art investigation, as well as it fits the requirement that each methodological approach should be different to each researching artist. The result of such different approaches entailsimagistic and scriptural decisions alike, thus intersecting the fields in which the image and the word perform to engage a debate about poetic language, at once pragmatically and theoretically charged. The following paper proposes a set of thematic perspectives so that the discussion and contextualizing of this investigation's specificities may be possible; they comprise in: 1) a writing whose theoretical focusis upon thinking on artistic creation; 2) the correlation between written and imagistic confections both practical and conceptual in the same context; and also 3) the intersection between the visual arts and poetry within "contemporary poetics". Furthermore, these perspectives subdivide in three lines of approach that discuss more objectively the following topics: 1) writing about the image and its interface with drawing; 2) a reflection upon the author's creative process and its connection with the concepts of fragment and ruin; and lastly, 3) the aperture produced by photography as imagistic writing and its intercourse with the conceptof time. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - pesquisa científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Título: dc.title | Excrivisuras : (ou) a matéria (em ruínas) do presente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: