
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paz, Clarissa Cardoso dos Santos Couto | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira-Salmela, Luci F. | - |
| Autor(es): dc.creator | Tierra-Criollo, Carlos Julio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:30:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:30:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28901 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000123 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884711 | - |
| Descrição: dc.description | BACKGROUND: Mental practice (MP) is a cognitive strategy which may improve the acquisition of motor skills and functional performance of athletes and individuals with neurological injuries. OBJECTIVE: To determine whether an individualized, specific functional task-oriented MP, when added to conventional physical therapy (PT), promoted better learning of motor skills in daily functions in individuals with chronic stroke (13±6.5 months post-stroke). METHOD: Nine individuals with stable mild and moderate upper limb impairments participated, by employing an A1-B-A2 single-case design. Phases A1 and A2 included one month of conventional PT, and phase B the addition of MP training to PT. The motor activity log (MAL-Brazil) was used to assess the amount of use (AOU) and quality of movement (QOM) of the paretic upper limb; the revised motor imagery questionnaire (MIQ-RS) to assess the abilities in kinesthetic and visual motor imagery; the Minnesota manual dexterity test to assess manual dexterity; and gait speed to assess mobility. RESULTS: After phase A1, no significant changes were observed for any of the outcome measures. However, after phase B, significant improvements were observed for the MAL, AOU and QOM scores (p<0.0001), and MIQ-RS kinesthetic and visual scores (p=0.003; p=0.007, respectively). The significant gains in manual dexterity (p=0.002) and gait speed (p=0.019) were maintained after phase A2. CONCLUSIONS: Specific functional task-oriented MP, when added to conventional PT, led to improvements in motor imagery abilities combined with increases in the AOU and QOM in daily functions, manual dexterity, and gait speed. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Brazilian Journal of Physical Therapy - (CC BY-NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552013000600564&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 14 ago. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagem motora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reabilitação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | The addition of functional task-oriented mental practice to conventional physical therapy improves motor skills in daily functions after stroke | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: