Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pilati, Alexandre Simões | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Paulo Henrique Vieira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:29:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:29:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16649 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884629 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pós-Graduação e Pesquisa, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho realiza uma análise do disco Da lama ao caos (1994), de Chico Science & Nação Zumbi (CSNZ), com intenção de averiguar a possibilidade de incluí-lo na dinâmica da experiência musical brasileira. Assim, realiza-se uma discussão sobre essa experiência musical, com fim em demonstrar o papel central da canção popular em seu desenvolvimento, devido ao encontro de culturas populares com uma tradição regionalista e com uma indústria fonográfica dominada por uma elite. Apesar disso, o trabalho questiona a vigência dessa experiência de lastro nacionalizante no Brasil da década de 1990, momento em que um capitalismo transnacional favorece influxos do mercado mundial sobre as manifestações musicais brasileiras, focando-se especialmente no caso de CSNZ. Para pôr à prova esse percurso teórico, analisa-se detidamente quatro canções (“Da lama ao caos”, “Rios, pontes e overdrives”, “Banditismo por uma questão de classe” e “Maracatu de tiro certeiro”) à sua luz, de onde se nota um aprofundamento em sua compreensão, a colocação de novas questões interpretativas e até mesmo uma aproximação da discussão sobre as possibilidades do gênero canção comercial no fim do século XX. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work performs an analysis of Chico Science & Nação Zumbi’s (CSNZ) album Da lama ao caos (1994), intending to investigate the possibility of including it in the brazilian musical experience’s dynamics. Thus, we make a discussion of this musical experience, in order to demonstrate the centrality of popular song in its development due to encounter of popular cultures with a regionalist tradition and with a phonographic industry dominated by an elite. Nevertheless, this work questions the validity of this national experience in the brazilian 1990s’, time in which a transnational capitalism favors world market inflows on brazilian music, focusing particularly CSNZ. To test this theoretical route, four songs are carefully analyzed (“Da lama ao caos”, “Rios, pontes e overdrives”, “Banditismo por uma questão de classe” and “Maracatu de tiro certeiro”) where one is able to note a deepening understanding, new interpretive questions and even an approximation with a discussion about the possibilities of the commercial songs in the late twentieth century. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chico Science & Nação Zumbi | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regionalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Brasil | - |
Título: dc.title | Experiência musical brasileira e canção por na década de 1990 : um estudo sobre Chico Science e nação zumbi em perspectiva formativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: