Educação e projeto nacional de desenvolvimento : a atuação do ISEB

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAmâncio, Márcia Helena-
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Guilherme Lins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:29:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:29:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42679-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.51359/2675-7354.2021.251682-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4319-1866-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-5459-3492-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0771-8045-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884480-
Descrição: dc.descriptionEste texto discute o debate efervescente, que vai desde o primeiro governo eleito após o fim do Estado Novo até o fatídico abril de 1964, travado por intelectuais brasileiros sobre educação e o projeto nacional de desenvolvimento. Para isso, o rastreamento das decisões dos atores envolvidos, em seus respectivos contextos sociais, foi o método utiliza-do para entender as razões das decisões adotadas sobre as políticas da educação como motor para o desenvolvimento nacional do Brasil. Duas figuras são fulcrais neste debate: Anísio Teixeira, que permaneceu no Ministério da Educação e Cultura (MEC) por treze anos, ocupando os mais importantes cargos entre 1951 e 1964, e o filósofo Álvaro Vieira Pinto, que coordenou o Departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), também vinculado ao MEC. O texto apresenta o profícuo debate que culminou com a criação de dois grandes marcos da educação brasileira: a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o primeiro Plano Nacional de Educação (PNE), que foram fruto de embates entre os próprios intelectuais e as forças conservadoras. Assim, o Brasil conseguiu impor uma agenda para os desafios que se descortinavam com o processo de industrialização e com a criação de oportunidades trazidas pela urbanização. Na justificativa de criação do ISEB, estava a ideia de dar existência histórica a um Brasil que era sonhado, mas que não se concretizava. Passados mais de 50 anos, parece-nos que os sonhos dos isebianos ainda estão por se concretizar.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCoordenação de Gestão Editorial e Impacto Social, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Universidade Federal de Pernambuco-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.-
Palavras-chave: dc.subjectTeixeira, Anísio, 1900-1971-
Palavras-chave: dc.subjectPinto, Álvaro Vieira-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB)-
Palavras-chave: dc.subjectManifesto dos Pioneiros-
Título: dc.titleEducação e projeto nacional de desenvolvimento : a atuação do ISEB-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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