Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Antony, Sheila | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Jorge Ponciano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:29:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:29:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26519 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932005000200003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884475 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho discute a hiperatividade considerando a metáfora do corpo da criança e o seu funcionamento psicológico, de forma a esclarecer se a sua expressão constitui doença ou um modo próprio de ser. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) tem sido extensivamente investigado em pesquisas que visam aprimorar os critérios diagnósticos e conhecer sua etiologia. Poucos estudos são orientados para elucidar a dimensão psíquica da criança hiperativa. A Gestalt-Terapia é uma abordagem fenomenológico-existencial assentada em teorias holísticas que reconhecem a multidimensionalidade do humano, enfocando a relação (o contato) como ontológica à existência humana. | - |
Descrição: dc.description | This work argues hyperactivity considering the body metaphor and the child psychological functioning in order to understand its expression as disease or essence. Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) has been extensively investigated in research that aim to improve diagnostics criteria and know its etiology. Few studies are oriented to elucidate the psychological dimension of the hyperactive child. Gestalt-Therapy is a phenomenological-existential approach supported on holistic theories that recognize the human multidimensionality, focalizing relation (contact) as ontological to human nature. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Conselho Federal de Psicologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Psicologia: Ciência e Profissão - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/pcp/a/yhGXhnqHVFjFK7MrC8CPrtG/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestalt-terapia | - |
Título: dc.title | Hiperatividade : doença ou essência um enfoque da gestalt-terapia | - |
Título: dc.title | Hiperactivity : nature or disease? understanding ADHD in a Gestalt perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: