O papel da educação ambiental no contexto da escassez hídrica : racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTamaio, Irineu-
Autor(es): dc.creatorChagas, Genilson Carlos das-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:29:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:29:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884472-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Centro de Estudos em Regulação de Mercados, 2020.-
Descrição: dc.descriptionO Distrito Federal (DF) enfrentou uma de escassez hídrica que provocou um racionamento de abastecimento de água no período de janeiro de 2017 até junho de 2018. A partir desta situação extrema, esta pesquisa analisou qual o papel da Educação Ambiental como uma ação de política pública em períodos de escassez dos recursos hídricos. Quanto à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica e que recorreu à análise documental na temática de Educação Ambiental e recursos hídricos. Os documentos analisados nesta pesquisa foram o Plano Integrado de Enfrentamento à Crise Hídrica em suas dimensões Educação e Comunicação e os Mensageiros da Água – Orientações para práticas pedagógicas: dez dicas para economizar água através do seu uso racional. A partir das medidas emergenciais adotadas pelo Governo do Distrito Federal, no âmbito da educação, para o enfrentamento da crise de escassez hídrica, a pesquisa mostrou, a partir do conteúdo dos documentos analisados, que as ações denominadas de Educação Hídrica para a gestão dos recursos hídricos, se pautaram em campanhas e ações com um olhar acrítico e marcadas por estímulos de caráter individualista/comportamentalista. A Educação Ambiental, como uma ação de política pública para o enfrentamento desse evento extremo no DF, se comportou com um viés conservador e pragmático. Não foram observadas ações com diretrizes pautadas no campo da Educação Ambiental Crítica. Diante disso, a pesquisa traz uma proposta de resolução para a criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental e Recursos Hídricos no âmbito do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal.-
Descrição: dc.descriptionFrom January 2017 to June 2018 the Federal District (DF) went through a water scarcity crisis that caused a rationing in the water supply during this time. Since this extreme situation, this research aimed to analyze the function of the Environmental Education as a public policy action in times of scarcity of water resources. Therefore, the methodology is based on the literary review and document analysis on the theme of Environmental Education and water resources. The documents analyzed in this research were the Integrated Plan for Facing the Water Crisis in its Education and Communication dimensions and the Water Messengers - Guidelines for pedagogical practices: ten tips for saving water through its rational use. Since the emergency measures adopted by the Federal District Government in the education field to face the water scarcity crisis, the research showed , based on the content of the analyzed documents, that the actions named “Hydric Education” for the management of water resources were guided by campaigns and actions with an uncritical gaze marked by stimuli of individualist and behavioral character. Accordingly, the Environmental Education as a public policy action to face this event on Federal District behaved in a conservative and pragmatic bias. And no actions with guidelines were observed concerning the Critical Environmental Education. Therefore, the research brings a motion for a resolution to the creation of a Technical Chamber of Environmental Education and Water resources within the scope of Federal District water resources Council.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos hídricos-
Palavras-chave: dc.subjectEscassez hídrica-
Palavras-chave: dc.subjectRacionamento de água-
Título: dc.titleO papel da educação ambiental no contexto da escassez hídrica : racionamento no Distrito Federal entre 2017 e 2018-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.