Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3150-5015-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Valtemir dos Santos-
Autor(es): dc.creatorVersuti, Andrea Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:29:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:29:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53660/CLM-084-106-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884453-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present results of a qualitative research with the purpose to investigate the unfolding of an unprecedented teachers training in transmedia practicesin the classroom. The methodology was applied to basic education teachers in the State of Federal District of Brazil.It was concluded that with the approach of the teachers to those technological devices and their languages in teaching practices, is a possible tactic to bring the student universe to the classroom, implement different pedagogical activities, making the students the protagonist of their own learning process, stimulating collaborative work and decentralizing the figure of the teachers.The research methodology consisted of a bibliographic and documentary review, non-participant observation of the course in the pilot and regular version, monitoring of classroom experiments in two classes promoted by the course professors, analysis of the portfolios of students in one of them, and interviews with four teachers participating in the training. In the end, the hypothesis was confirmed that the methodology of transmediation contributed to a more creative, autonomous and collaborative way of learning.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Descrição: dc.descriptionDecanato de Ensino de Graduação (DEG)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherConcilium Journal-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsOpen Access (CC BY NC SA)-
Palavras-chave: dc.subjectConvergência-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentos,-
Palavras-chave: dc.subjectMultirreferencialidade-
Título: dc.titleTransmidiação : uma tática enquanto formação de professores-
Título: dc.titleTransmedia : a tactic while training teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.