Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Marcelo da Silva Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Simone Bohry | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:29:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:29:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2817 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884395 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda o adoecimento psíquico entre estudantes universitários e sua relação com a queda no rendimento acadêmico. Primeiramente discute sobre a problemática da evasão, gastos públicos com o estudante universitário, e apresenta um levantamento dos Trancamentos Gerais de Matrícula (TGM) na Universidade de Brasília, considerando-se TGM como um dos eventos que antecede a evasão. A seguir, apresenta os conceitos de crise, estresse em universitários através dos eventos de vida, e a fase de desenvolvimento característica da maioria dos estudantes universitários: o adulto emergente. Participaram desse estudo 40 estudantes que solicitaram TGM justificado por motivo de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes apresentou dificuldade emocional significativa com transtorno mental, que interferiu no desempenho acadêmico. Os estressores encontrados foram de ordem pessoal, relacional, ambiental e acadêmica. A formação da identidade estava prejudicada. Os mecanismos de enfrentamento dos estudantes em TGM encontravam-se em falência, alguns apresentaram risco de suicídio, e o atendimento especializado encontrado era deficiente. Os resultados indicaram intervenção e uso de estratégias de intervenção precoce de risco. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work approaches the psychic sicken among university students and their relation with the fall in the academic income. First it argues on the relation problematic of the evasion, the public expenses with the university student, and presents a survey of the General Closures of Registration (GCR) in the University of Brasilia - Brasil, considering GCR as one of the events that the evasion precedes. To follow it presents the crisis concepts, stress in university students through the life events, and the characteristic phase of development of the majority of the university students: the emerging adulthood. This study had the participation of 40 students who had requested GCR justified for health reason. The data had collected by mean of half-structuralized interview. The results had indicated that the majority of the participants presented significant emotional difficulty with mental disorders that intervened with the academic performance. The joined stressors had of personal, relational, environmental and academic order. The formation of the identity was harmed. The mechanisms of facing of the university students in GCR met in failure, some had presented suicide risk, and the specialized support found was deficient. The results had indicated intervention and use of strategies of precocious intervention of risk. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Título: dc.title | Crise psicológica do universitário e trancamento geral de matrícula por motivo de saúde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: