Lévinas e o giro ontológico : axioma e utopia na ética do outro

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Autor(es): dc.contributorMilovic, Miroslav-
Autor(es): dc.creatorBorges, Gabriela Lafetá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-23-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884305-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Humanidades, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Gradução, 2007.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo pretende expor a possibilidade mesma da moralidade, entre o fascínio e o fato, às voltas com a linguagem que, inevitavelmente, a configura e a põe à prova. Nos caminhos do filósofo Franco-Lituano, Emmanuel Lévinas (1906-1995), é proposto um confronto com a ontologia como resposta última à questão do ser – seu jogo temporal de devires e consumações como obra da verdade -, trazendo à tona, em seu lugar, a integridade do rosto como linguagem original: começo e fim de uma consideração extrema e de uma responsabilidade como convocação irredutível. É desse confronto com toda uma tradição na filosofia e num período da história que constrangeu drasticamente a expansão do homem, que Lévinas nega um conceito ao ‘homem’ para lançar-se à esfera do direito pela via ética. Do arrebatamento em ser nas mãos de um sujeito que diz “Eu”, Lévinas põe a questão do meu direito em ser, evocando, assim, a intriga filosófica por excelência e a vida mesma do espírito, qual seja, o acontecimento ético que coloca o Outro à cena do mundo. _____________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ-
Descrição: dc.descriptionL’étude présente a comme but exposer la possibilité même de la moralité, entre la fascination et le fait, dans ce qui se rapporte au langage, lequel inévitablement la configure et la juge. A partir du philosophe Franc-Lituanien, Emmanuel Lévinas (1906-1995), une confrontation s’impose entre ses idées et l’ontologie. Celle-ci comme la réponse dernière à la question de l’être – son jeu temporel de devenirs et consommations comme l’œuvre de la verité. Ainsi, il éveille, au lieu de l’ontologie, l’intégrité du visage comme langage original: commencement et fin d’une considération extrême et d’une responsabilité comme convocation irréductible. C’est à partir de cette confrontation avec toute une tradition philosophique et dans une période de l’histoire qui contraingnit terriblement l’expansion de l’homme, que Lévinas nie un concept à ‘l’homme’ pour se lancer au domaine du droit par la vie éthique. De l’exaltation en être dans les mains d’un sujet qui dit « Je », Lévinas met la question de mon droit en être, en évoquant l’intrigue philosophique par excellence et la vie même de l’esprit, c’est-à-dire, l’évènement éthique qui place l’Autre dans la scène du monde.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Filosofia (ICH FIL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectOntologia-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Título: dc.titleLévinas e o giro ontológico : axioma e utopia na ética do outro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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