
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rennó Junior, Lucio Remuzat | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Thiago Moreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:28:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:28:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.32005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884205 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2017. | - |
| Descrição: dc.description | Esta tese tem como objeto de análise os entendimentos dos brasileiros sobre os conceitos “esquerda”e “direita”, os motivos para a falta de compreensão a respeito desses vocábulos e, por fim, os usos que os eleitores fazem dos sistemas de crenças como guia do comportamento político. Mediante o escrutínio de bases de dados diversas, procura-se destacar a insuficiência de exames anteriores, cujos diagnósticos não atentaram para a ideia de multidimensionalidade das preferências políticas. Nesta investigação destaca-se que o pertencimento com um dos signos se recobre de aspectos valorativos e, sobretudo, simbólicos. Ademais, a estima pela ordem é o valor que melhor afasta os polos em questão – não o modelo de condução da economia ou as inclinações atinentes aos costumes sociais. Por seu turno, o desconforto com os termos está ligado às recentes transformações das estruturas sociais, que trouxeram à tona pautas renovadas de conflitos coletivos. Em vista disso, o aumento das clivagens sociais produziu um cenário no qual preceitos progressistas e conservadores podem se misturar e configurar novos grupamentos ideológicos. A apreciação de concepções convencionais e alternativas revelam a resiliência dos sistemas de crenças como balizador do voto em momentos distintos da história nacional. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
| Descrição: dc.description | This thesis a ims to analyze the understanding of Brazilians about the concepts”left”and”right”, the reasons for the lack of knowledge about these words and, finally, the uses that voters make of belief systems as a guide of political behavior. Through the scrutiny of diverse databases, we try to highlight the insufficiency of previous exams, whose diagnoses did not account for the idea of multidimensionality of political preferences. In this investigation it is emphasized that the belonging with one of the signs is derived of evaluative and, mainly, symbolic aspects. In addition, the esteem for order is the value that best departs leftists from rightists - not the conduction of the economy or inclinations regarding social mores. In turn, the embarrassment with the terms is linked to the recent transformations of social structures, which have brought to the for erenewed patterns of collective conflict. Inviewofthis, theincreaseofsocialcleavages has produced a scenario in which progressive and conservative attitudes may blend and form new ideological clusters. The appreciation of conventional and alternative conceptions reveals the resilience of belief systems as a predictor of voting in distinct moments of Brazilian history. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciência Política (IPOL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento político | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crenças | - |
| Título: dc.title | Para além de esquerda e direita : a multidimensionalidade das crenças no Brasil contemporâneo (1989-2014) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: