Discurso sobre a inclusão em escolas de línguas : o protagonismo dos alunos surdos e dos alunos cegos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoroa, Maria Luiza Monteiro Sales-
Autor(es): dc.contributorjulianaaraujoribeiro@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Juliana Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:28:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:28:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884111-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021.-
Descrição: dc.descriptionUm dos problemas sociais no cenário da educação é a inclusão do aluno com deficiência. Quando consideramos o contexto de aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), tal problemática é potencializada e esses estudantes são invisibilizados, devido às especificidades de aprendizagem que muitas vezes envolvem órgãos do sentido, professores capacitados, dentre outros. Esta tese apresenta como objeto de pesquisa a vivência escolar de alunos cegos e de alunos surdos em contexto de aprendizagem de LE em salas de aula de Centros Interescolares de Línguas do Distrito Federal. A interação social, tanto entre alunos surdos quanto cegos com os demais alunos na sala de aula também é um fator importante a ser analisado no processo de inclusão de alunos com deficiência. Além das interações entre aluno e com os professores colaboradores, também foram apreciadas as percepções dos próprios alunos cegos e das alunas surdas participantes da pesquisa. Sob essa perspectiva, este estudo tem como objetivo geral problematizar e propor uma reflexão sobre a inclusão/exclusão do aluno com deficiência (alunos cegos e alunos surdos) no contexto de aprendizagem de uma língua estrangeira, ressaltando-se a sua natureza crítica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base em uma etnografia crítica. A Análise de Discurso Crítica (ADC) é o eixo basilar da abordagem teórica que aqui tem como principais estudiosos Fairclough (2003a, 2003b, 2016); Chouliaraki e Fairclough (1999); Van Dijk (2015); e Magalhães, Martins e Resende (2017). Essa abordagem teórico-metodológica se permite dialogar com outras teorias e estudos que colaboram com esta investigação, sendo eles: Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2015); Pedagogia Crítica (GIROUX, 1986, 1987, 1997; PAULO FREIRE, 1994; HOOKS; 2013); Estudos de Identidade e Diferença (SILVA, 2000; HALL, 2011; PENNA, 2001; WOODWOARD, 2000); Estudos Decoloniais (SOUSA SANTOS, 2010; MIGNOLO, 2010; BHABHA, 1992, 1998); Gramática Sistêmico Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN); e no âmbito de estudos sobre deficiência, destacam-se as contribuições de Diniz e Santos (2010); Rios (2010); Matos (2013); Caiado (2006); Skliar (2000); Skliar e Quadros (2000), dentre outros. Dessa forma, aspectos dos significados identificacional, acional e representacional são evidenciados no decurso das análises. Como resultados, percebe-se que são duas realidades que transitam nos entre-lugares da inclusão e da exclusão. Os alunos surdos se encontram em desequilíbrio, pendendo para o lado de fora da aprendizagem de línguas em contexto formal pela falta de intérpretes; pela falta de formação inicial e continuada dos professores; pela falta de políticas públicas na área. Os alunos cegos ainda são desassistidos devido à falta de produção de materiais em braile; de tecnologia assistiva que possibilite a construção do conhecimento com equidade e justiça. Pelas razões apresentadas, considera-se que este estudo traz contribuições não só acadêmicas, como também na esfera da educação básica e envolve uma problemática que atualmente requer reflexões sobre as práticas sociais, no bojo de estruturas sociais diversas. Ademais, é importante destacar a visibilidade que este estudo traz para alunos surdos e para alunos cegos, ressaltando o que constituem práticas de inclusão no processo de ensino e aprendizagem de LE desses alunos.-
Descrição: dc.descriptionOne of the social problems in the education scenario is the inclusion of students with disabilities. When we consider the context of learning a foreign language (FL), such problematic is potentialized and these students are made invisible, due to the specificities of learning that often involve sense organs, trained teachers, among others. This thesis presents as a research object the school experience of blind and deaf students in the context of learning FL in classrooms of Interschool Language Centers of the Distrito Federal. The social interaction, both among deaf and blind students with other students in the classroom is also an important factor to be analyzed in the process of inclusion of students with disabilities. Besides the interactions between students and with the collaborating teachers, were also appreciated the perceptions of the blind students themselves and the deaf students participating in the research. From this perspective, The general purpose of this study is to problematize and propose a reflection on the inclusion/exclusion of students with disabilities (blind students and deaf students) in the context of learning a foreign language, emphasizing its critical nature. This is a qualitative research based on a critical ethnography. Critical Discourse Analysis (CDA) is the basic axis of the theoretical approach that has Fairclough (2003a, 2003b, 2016); Chouliaraki and Fairclough (1999); Van Dijk (2015); and Magalhães, Martins and Resende (2017) as main scholars. This theoretical-methodological approach allows dialogue with other theories and studies that collaborate with this research: Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2015); Critical Pedagogy (GIROUX, 1986, 1987, 1997; PAULO FREIRE, 1994; HOOKS; 2013); Studies of Identity and Difference (SILVA, 2000); HALL, 2011; PENNA, 2001; WOODWOARD, 2000); Decolonial Studies (SOUSA SANTOS, 2010; MIGNOLO, 2010; BHABHA, 1992, 1998); Systemic Functional Grammar (HALLIDAY and MATTHIESSEN); and within the scope of studies on disability, the contributions of Diniz and Santos (2010); Rios (2010); Matos (2013); Caiado (2006); Skliar (2000); Skliar and Quadros (2000), among others, are evinced. In this way, aspects of identification, action and representation meanings are highlighted in the course of the analyses. As results, it is perceived that these are two realities that transit between the places of inclusion and exclusion. Deaf students find themselves in an imbalance, hanging outside of language learning in a formal context by the lack of interpreters; by the lack of initial and continuing training of teachers; by the lack of public policies in the area. Blind students are still unassisted due to the lack of production of materials in Braille, of assistive technology that enables the construction of knowledge with equity and justice. For these reasons, it is considered that this study brings contributions not only academic, but also in the sphere of basic education and involves a problem that currently requires reflection on social practices, in the midst of diverse social structures. Moreover, it is important to highlight the visibility that this study brings to deaf students and blind students, reinforcing what are practices of inclusion in the process of teaching and learning a foreign language of these students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
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Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua estrangeira - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de discurso crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiais-
Título: dc.titleDiscurso sobre a inclusão em escolas de línguas : o protagonismo dos alunos surdos e dos alunos cegos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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