Fundamentação em ciências da cultura : investigações originário-fenomenológicas da hermenêutica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Estevão Chaves de Rezende-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rodrigo Fernandes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:28:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:28:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9846-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884098-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho foi construído ao longo de pesquisas que mantiveram a perspectiva de uma incursão ao desconhecido. A investigação como inquirição a partir de um “lugar” que acreditase ter em mente, mas que ao longo do engaste com a matéria que perscruta se desdobra em re-alocações constantes deste “lugar” e ao término revela-se como a investigação sempre leva a um ponto de profunda inconcretude em que o que se construiu alarga o lugar de onde se partiu na mesma medida em que o torna ainda mais inacessível. Dizer deste modo, enxergar a pesquisa de maneira tão insólita não quer dizer afirmar que ela não leve a nada nunca, mas que ao expandir as imagens mentais que foram a partida, ela as engendra em novas buscas, em novas inquirições. Diz respeito ao simples fato de que a esta altura das inquirições filosóficas e em humanidades no Ocidente o que se tem à vista é o fato de que a linguagem sempre irá resguardar-se em seu estado de encantamento. Ainda que cada corpo de pesquisa possa acrescentar modos de ver para a vida hodierna, o encantamento irá se mostrar incólume. Assim, este trabalho buscou ao manter esse estado, encadear sistemas de forma absolutamente heterodoxa. Jamais se intentou ou se perguntou se os links que se fez entre os sistemas estava previsto no ato criativo dos autores, por compreender que escrever sobre hermenêutica é um ato hermenêutico em si e que seus resultados deve por tácita obrigação extrapolar o sujeito criador, des-subjetivar seu sistema e se apropriar dele. Por isso os capítulos estão encadeados como se segue: Wilhelm Dilthey e sua fundamentação hermenêutica a partir de dados fenomenológicos que estão implícitos ao seu vocabulário psicológico, sua ontologia e suas premissas historicistas. Walter Benjamin, em sua busca por demonstrar a unidade heteróclita da Imagem Dialética como imagem que forma narrativas constelativas tendo ao mesmo tempo um núcleo agregador, o originário. Ao final, pelas vias destes dois autores principais, os conceitos de hermenêutica originária e hermenêutica do originário vistos nas concepções de Antonin Artaud sobre a linguagem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation has been builded from researches that hold a submersion in the unknown. The research as inquiring from a "place" that is believed to have in mind, but that over the course of onyx with the matter who searches unfolds in re-allocations included in this "place" and at the end reveals himself as the research always leads to a point very unusual in that it is built it extends the place from where it went to the same extent as the makes it even more inaccessible. Say in this way, seeing the research so unusual does not mean to say that she does not lead to anything ever, but that to expand the mental images that were the departure it engenders new searches, in new inquiries. It respect to the simple fact that by this time of inquiry and philosophical in humanities in the West, the who has the view and the fact that language always will safeguard in his state of enchantment. Even though each body of research can add modes to see for the modern life, the enchantment will be unscathed. Thus, this study sought to maintain this state, adapting systems absolutely heterodoxies. It was never brought or asked if the links that are made between the systems had been planned in creative act of the authors, to understand that writing on hermeneutics is a hermeneutic act itself and that its results must by tacit obligation extrapolate the subject creator, des-subjectivating its system and seize him. Therefore the chapters are linked as follows: Wilhelm Dilthey and his reasoning hermeneutics from phenomenological data that are implicit in their psychological vocabulary, its ontology and its historicist premises. Walter Benjamin, in his search for demonstrate the unity of the Dialetical Images as image that form narratives having at the same time a nucleus aggregator, the origin. In the end, the paths of these two main authors, the concepts of origin hermeneutics and hermeneutics of origin viewed in the conceptions of Antonin Artaud on language.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de História (ICH HIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectHermenêutica-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - origem-
Palavras-chave: dc.subjectCultura - história-
Título: dc.titleFundamentação em ciências da cultura : investigações originário-fenomenológicas da hermenêutica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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