Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Coelho, Selma Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:28:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:28:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34547 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884057 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo objetiva demonstrar o cenário inerente à prática de políticas de ação afirmativa nos cursos de pós-graduação strictu sensu da Universidade de Brasília a partir de pesquisas recentes realizadas em editais de seleção para cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Realizou-se também um levantamento, em sistemas institucionais, de registro de alunos cotistas egressos (negros) de departamentos distintos de graduação, divididos entre um que oferta vagas para demandantes de políticas afirmativas na pós-graduação e outro que não aderiu à política na pós, para verificação de ingresso desses egressos em cursos de pós da UnB. A pesquisa visa, ainda, analisar e descrever o contexto dessa política no Brasil e sua contextualização histórica a partir de revisão bibliográfica. Os resultados encontrados indicam que, embora tenha havido um aumento considerável no número de Programas de pós-graduação que aderiram à política de ação afirmativa desde 2015 na UnB, atualmente apenas 6% desses cursos aderiram à política, evidenciando que existe uma imensa lacuna a ser preenchida. Por haver pouco quantitativo de cursos que a implementaram, sugere-se, assim, uma pesquisa mais abrangente com o intuito de levantar formas de corroborar com as políticas de incentivo de participação dos Programas de pós stricto sensu em ações afirmativas, uma vez que a adoção da política por parte desses cursos ainda é principiante e pouco representativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Servidora Selma Monteiro Coelho, em 02 de maio de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
Título: dc.title | Política de ação afirmativa em cursos de pós-graduação da Universidade de Brasília | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: