Diálogos de crianças com TEA acerca da equoterapia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMietto, Gabriela Sousa de Melo-
Autor(es): dc.creatorDellepiane, Analice da Silva Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:28:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:28:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/884010-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve por objetivo investigar os posicionamentos de crianças com diagnóstico de TEA que recebam atendimento de equoterapia. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi embasada na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. O estudo foi realizado com 05(cinco) participantes, crianças diagnosticadas com TEA, na faixa etária entre 05 e 06 anos, praticantes de equoterapia, matriculadas nas Redes Públicas ou Privadas de Ensino do Distrito Federal. A carência de estudos nesta temática motivou o interesse em investigar o contexto de crianças com TEA e os seus posicionamentos sobre a equoterapia, por meio de uma construção dialógica onde as crianças pudessem ser ouvidas e, ao mesmo tempo, tornarem-se protagonistas desta pesquisa. Como procedimentos para construção das informações foram utilizados os seguintes instrumentos: observação de uma sessão de equoterapia de 30 minutos com cada participante, com registro em diário de campo e entrevista semiestruturada baseada em roteiro. O percurso metodológico foi organizado a partir das transcrições das entrevistas, buscando identificar nos posicionamentos dos participantes, os significados que construíram com a prática da equoterapia. Desses posicionamentos foram levantados os Temas Gerais, que estavam interrelacionados nas entrelinhas do discurso de todos os participantes e deram sentido à construção das categorias. Os Temas Gerais foram organizados em 03 categorias, que evidenciaram uma compreensão do significado da equoterapia para as crianças com TEA. Os resultados indicam que as crianças com diagnóstico de TEA que praticam equoterapia se posicionaram acerca dessa intervenção terapêutica.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study was to investigate the positions of children diagnosed with ASD who get equine assisted therapy. The qualitative research was based on the perspective of HistoricalCultural Psychology. The study was carried out with 05 (five) participants, children diagnosed with ASD, aged between 05 and 06 years, practitioners of equine therapy, enrolled in Public or Private Education Networks in the Federal District. The lack of studies on this theme motivated the interest in investigating the context of children with ASD and their positions on equine therapy, through a dialogic construction where children could be heard and, at the same time, become protagonists of this research. As procedures for constructing the information, the following instruments were used: observation of a 30-minute equine therapy session with each participant, with registration in a field diary and a semi-structured interview based on a script. The methodological route was organized from the transcripts of the interviews, seeking to identify, in the participants' positions, the meanings they built with the practice of equine therapy. From these positions, the general themes were selected, which were interrelated between the lines of the speech of all participants. The General Themes were organized into 03 categories that showed an understanding of the meaning of equine therapy for children with ASD. The results indicate that children diagnosed with ASD who practice equine therapy took a stand on this therapeutic intervention.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Psicologia (IP)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectEquoterapia-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Título: dc.titleDiálogos de crianças com TEA acerca da equoterapia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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