Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lucas, Vander Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Jorge Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:28:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:28:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20077 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20077 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883990 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Mestrado Profissional em Gestão Econômica de Finanças Públicas, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo efetuar uma revisão da literatura acerca das contribuições existentes sobre as questões relacionadas às desigualdades de oportunidades em educação. Realizou-se uma investigação que compreende o período de 1986 a 2015 e procurou-se avaliar o comportamento das desigualdades educacionais, as principais variáveis que promovem ou contribuem para a existência (ou não) das disparidades aqui relatadas. Verifica-se que as variáveis relacionadas as circunstâncias existentes na vida de uma pessoa, tais como sexo, escolaridade dos pais ou renda familiar desempenham importante grau de participação nos indicadores de desigualdade educacionais. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims at performing a literature review on the contributions with respect to issues related to inequality of educational opportunities. An investigation was conducted by covering a period of time that comprehends the years of 1995 to 2015 and it intended to evaluate the behave of educational inequalities, its main variables responsible for its promotion or that contributes to the existence (or not) of disparities herein reported. It is noticed that variables related to circumstances in one’s life, such as gender, parent’s education or family income play a major role in determining the degree of inequality of educational opportunities indicators. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - aspectos econômicos | - |
Título: dc.title | Desigualdades de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: