Desigualdades de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLucas, Vander Mendes-
Autor(es): dc.creatorLima, Jorge Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:28:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:28:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20077-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883990-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Mestrado Profissional em Gestão Econômica de Finanças Públicas, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo efetuar uma revisão da literatura acerca das contribuições existentes sobre as questões relacionadas às desigualdades de oportunidades em educação. Realizou-se uma investigação que compreende o período de 1986 a 2015 e procurou-se avaliar o comportamento das desigualdades educacionais, as principais variáveis que promovem ou contribuem para a existência (ou não) das disparidades aqui relatadas. Verifica-se que as variáveis relacionadas as circunstâncias existentes na vida de uma pessoa, tais como sexo, escolaridade dos pais ou renda familiar desempenham importante grau de participação nos indicadores de desigualdade educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at performing a literature review on the contributions with respect to issues related to inequality of educational opportunities. An investigation was conducted by covering a period of time that comprehends the years of 1995 to 2015 and it intended to evaluate the behave of educational inequalities, its main variables responsible for its promotion or that contributes to the existence (or not) of disparities herein reported. It is noticed that variables related to circumstances in one’s life, such as gender, parent’s education or family income play a major role in determining the degree of inequality of educational opportunities indicators.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos econômicos-
Título: dc.titleDesigualdades de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.