Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Sueli Angélica do | - |
Autor(es): dc.creator | Matta, Rodrigo Octávio Beton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:28:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:28:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/5293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883940 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Esforços objetivando a educação financeira das pessoas são raros no Brasil. São quase inexistentes os estudos voltados ao tema. Diante dessa escassez, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter exploratório descritivo envolvendo um dos raros programas existentes no país sustentado por um órgão público voltado à educação financeira da população. Realizou-se um estudo de usuários cujo objetivo geral foi verificar o alinhamento entre a oferta de informação do Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil (PEF-BC) e a demanda de informação pelos universitários do Distrito Federal sobre finanças pessoais. Foi estudada a oferta de informação pelo PEF-BC e, em seguida a demanda de informação pelos estudantes universitários, para comparar os dados e concluir sobre o alinhamento. Utilizaram-se as técnicas de levantamento documental e entrevista no estudo do PEF-BC e de sua oferta de informação, onde foram identificadas e descritas 44 fontes de informação que abordavam o tema finanças pessoais. Para o estudo da demanda de informação sobre finanças pessoais pelos universitários do Distrito Federal, utilizou-se o questionário como técnica de coleta, que foi aplicado a uma amostra não probabilística de 590 estudantes. Foram apresentadas as características dos universitários como usuários de informação e detalhada a demanda por informações sobre finanças pessoais. Ao comparar a oferta de informação do PEF-BC com a demanda pelos universitários, concluiu-se que existe um alinhamento parcial entre a oferta e a demanda de informação estudada, ou seja, apenas parte da demanda é suprida pela oferta de informação do PEF-BC. A oferta e a demanda estavam alinhadas quanto aos tipos de fontes preferidas pelos estudantes e o seu uso gratuito. No entanto, as fontes de informação produzidas pelo PEF-BC não eram de fácil acesso, contrariando os interesses dos universitários. Quanto ao conteúdo informacional disponibilizado pelo PEF-BC sobre “Finanças Pessoais”, verificou-se o alinhamento entre oferta e demanda relativo a “Utilização de Crédito” e alinhamento parcial quanto a “Gestão Financeira Pessoal”. Pouca informação era ofertada sobre “Investimento e Poupança” e não havia oferta de informação sobre “Aposentadoria” e “Consumo Planejado”, divergindo da demanda existente por esses assuntos. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Efforts objectifying the financial education of the people are rare in Brazil. Studies directed to the subject are almost inexistent. In presence of the shortage, a research with exploratory and descriptive character involving one of the rare programs existing in the country supported for a public agency directed to the financial education of the population was developed. An users study was become fullfilled whose general objective was to verify the alignment between offers of information of the Program of Financial Education of the Brazilian Central Bank (PEF-BC) and the demand of information of the colleges student of the Distrito Federal on personal finances. It had been studied offers of information for the PEF-BC, after that the demand of information of the university students, for then, to compare the data and to conclude on the alignment. The techniques of interview and documentary survey had been used in the study of the PEF-BC and its offers of information, where 44 information sources were detected and the description of its characteristics and the subjects accosted about personal finances were done. For the survey about personal finances information demand by the universities students in Distrito Federal, a questionnaire were used like a technique of collection, that was applied to a not probabilist sample of 590 students. Of ownership of the data, the characteristics of the students as users of information had been presented and had been detailed the demand for information on personal finances. When compared the information offer of PEF-BC with the students’ demand, was concluded that a partial alignment exists between offers and the demand of studied information, that is, only part of the demand is supplied by offers of information of the PEFBC. The offer and the demand of information are lined up as to the kinds of information sources likely for the students and yours free use. However, the sources of information produced by the Program do not possess easy access, opposing the interests of the colleges student. Looking at the informacional content available by the PEF-BC around the subject personal finances, the enough alignment was verified enters offers and demand to the information on Use of Credit and the partial alignment how much to the information on Personal Financial management. Few information is offered about investment and saving and there is no information about retirement and Planned Consumption, diverging completely of the demand instant about this subjects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recuperação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco Central do Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oferta e procura | - |
Título: dc.title | Oferta e demanda de informação financeira pessoal : o Programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil e os universitários do Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: