Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Zimmermann, Erika | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:28:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:28:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2000-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6210 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883936 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estruturas prático-pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor - aluno | - |
Título: dc.title | Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: