Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Venturelli, Suzete | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Marcilon Almeida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:28:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:28:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36527 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152451 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-0254-9286 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-1016-4936 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883887 | - |
Descrição: dc.description | A relação entre nossos sentidos perceptivos e os métodos técnicos de amostragem da realidade material em códigos digitais nos permite acessar em tempo real seus dados constitutivos. Devemos aprender a ver o mundo, pois o mundo é o que vemos; mas qual visão temos dele por meio dos dados? Percebemos que, na formação da imagem, o difuso é a transição para o visível, que ostenta o futuro da imagem, renovando-a no tempo real da transmissão. Artistas que lidam com dados utilizam diversos métodos para capturar, processar e representar a realidade, agora abstraída em instruções binárias, acionadas por algoritmos que objetivam cada vez mais mediar nossa experiência sensível com a realidade. | - |
Descrição: dc.description | The relation between our perceptual senses and the technical methods of sampling material reality in digital codes allows us to access their constituent data in real time. We must learn to see the world, for the world is what we see, but what is our view of the world through data? We perceive that, in the formation of the image during its time of appearance, the diffuse is the transition to the visible, which bears the future of the image, renewing it in the real time of transmission. Artists dealing with data use a variety of methods to capture, process, and represent reality, now abstracted into binary, algorithm-driven instructions that increasingly seek to mediate our sensitive experience with reality. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visualização da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Título: dc.title | O visível do invisível : data art e visualização de dados | - |
Título: dc.title | The visible of the invisible : data art and data visualization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: