Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna

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Autor(es): dc.contributorMotta, Luiz Gonzaga Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorGuedes, Maria de Salete Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:28:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:28:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-26-
Data de envio: dc.date.issued1990-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41933-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883792-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1990.-
Descrição: dc.descriptionAo elegermos os shopping centers como nosso objeto de estudo, pretendíamos realizar uma incursão pelo maravilhoso mundo do consumo, de modo a obter uma melhor compreensão dessa sociedade que busca na hiper-realidade a cura para a anomia de vida moderna. Na qualidade de representantes maiores da sociedade de consumo, símbolos principais da profusão e fetichismo das mercadorias, os shoppings figuram neste estudo como uma espécie de mercadores sonhos, capazes de a todos envolver numa atmosfera mágica, para a celebração de uma grande comunhão consumista. Fazendo uso da análise institucional, partimos de observações empíricas e buscamos na história explicações para o surgimento e expansão desses modernos centros comerciais, os quais se constituem hoje em locus preferido para a realização de uma parcela expressiva das práticas sociais, econômicas e culturais da sociedade atual e, particularmente, dos adolescentes dos grandes aglomerados urbanos que invadem tais ambientes em busca de conforto, segurança, diversão e lazer. Vivendo numa sociedade onde a erosão do espaço público vem se acentuando a cada dia, a juventude atual acostumou-se a viver ao abrigo de organizações privadas, passando de uma instituição controlada para outra, e, sem se dar conta dos mecanismos de controle a que são submetidos, aceitam como seu grande desafio ser parte integrante dessa sociedade, que acredita poder promover a felicidade via acesso às benesses produzidas pelo mundo do consumo.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Restrito-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade de consumo-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectShopping centers-
Título: dc.titleShopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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