Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tróccoli, Bartholomeu Tôrres | - |
Autor(es): dc.creator | Brandão, Maria de Fátima Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4394 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883709 | - |
Descrição: dc.description | 136 f. : il.Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese propõe um Modelo de Avaliação de Programa de Inclusão Digital e Social, denominado MAPIDS, segundo abordagem educacional e participante, com suporte das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Tal modelo pressupõe a avaliação por gestores e agentes; a formação em avaliação; a definição colaborativa das variáveis e indicadores (de insumos, processos, resultados e impactos) e das análises descritivas, normativas e explicativas, com um portal na internet para integrar as redes sociais de avaliação. A avaliação das habilidades de uso das TICs é sugerida por um Indicador de Alfabetização Digital e Social (IADS), com quatro dimensões: uso pessoal e lazer; uso autônomo; uso social colaborativo; e uso inovador sustentável. A pesquisa aplicada ao Projeto Casa Brasil utilizou métodos empíricos e qualitativos para analisar as potencialidades do modelo. Resultados preliminares sugerem a viabilidade e utilidade do MAPIDS como uma abordagem prática de avaliação em rede. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This thesis proposes an evaluation model for social and digital inclusion programs, called MAPIDS, based on an educational and participant approach, with support of Information and Communication Technologies (ICTs). The model proposes the evaluation by managers and agents; training in evaluation; collaborative definition of variables and indicators (of inputs, processes, results and impacts) and descriptive, normative and explicative analyses; and the creation of an internet portal in order to integrate the evaluation social networks. The ICTs usage evaluation is suggested by a Social and Digital Literacy Indicator (IADS), with four dimensions: for entertainment and personal use; for autonomous and professional use; for social and collaborative use; and for innovative and sustainable use of ICTs. The research used empiric and qualitative methods applied in the Project Casa Brasil to analyse the potential of the model. Preliminary results suggest the feasibility and usefulness of MAPIDS as a practical approach for networked evaluation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração social | - |
Título: dc.title | Um modelo de avaliação de programa de inclusão digital e social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: