Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Débora Messenberg | - |
Autor(es): dc.contributor | isavasconcelos.br@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Isamara Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:27:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:27:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883666 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2021. | - |
Descrição: dc.description | O sistema de transporte por ônibus no Distrito Federal, em funcionamento antes mesmo da criação de Brasília, funda-se sob o protagonismo das famílias empresárias do ônibus, autointituladas pioneiras do transporte de passageiros. A agência desses empresários quanto ao sistema de transporte urbano brasiliense representou a instauração do chamado ethos familista, segundo inspirações do familismo amoral em Edward Banfield. Do ponto de vista histórico, o familismo do transporte é analisado a partir de dinâmicas específicas ocorridas nas chamadas fases do transporte coletivo por ônibus na Capital: a primeira fase (1957-1970), liderada pelos transportadores pioneiros e pela ascensão da família Matsunaga; a segunda fase (1971-2011), marcada pelo capitalismo de mercado e pela criação das corporações do transporte, tendo por líderes as famílias Canhedo e Constantino de Oliveira; e, por fim, a terceira fase (2012-hoje), período de consolidação do que chamamos de bloco nacional do transporte coletivo no Brasil. Seguindo essa estruturação metodológica, a atualidade do familismo caracteriza-se pela sua capacidade de organização em uma rede de cooperação e apoio a partir de trocas diretas com setores estratégicos do campo político, atuando de modo propositivo no processo legislativo, tanto local quanto nacional. Dados específicos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, expuseram a público o padrão de concerto do familismo sobre o transporte urbano no país, o qual, por meio de uma rede sofisticada de pagamentos de propinas a membros do executivo e do legislativo, tem conservado o sentido privatista da política pública de transporte nas principais cidades do país, incluindo o Distrito Federal, como meio central da manutenção da acumulação empresarial desses grupos. Essa conformação de elementos e estratégias associadas à especificidade da cultura política brasileira, a funcionalidade dessas trocas para a manutenção do sistema político e a fragilidade do controle pela sociedade civil permite-nos concluir que o domínio familista é um dos aspectos centrais da debilidade da política pública de transporte brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | The transportation system by bus in the Federal District, in operation even before the creation of Brasilia, was founded on the leading role of families who were bus operators, self-styled pioneers in passenger transportation. The agency of these entrepreneurs under the urban transportation system in Brasilia represented the establishment of the so-called familist ethos, according to inspirations from the Edward Banfield’s amoral familism concept. From a historical point of view, transport familism is analyzed based on specific dynamics that occurred in the so-called periods of public transportation by bus in the Capital: the first period (1957-1970), led by pioneer transporters and the rise of the Matsunaga family; the second period (1971-2011), marked by market capitalism and the creation of transportation corporations, led by the Canhedo and Constantino de Oliveira families; and finally, the third period (2012-today), showing the consolidation of what we call the national block of public transportation in Brazil. Following this methodological structure, the actuality of familism is characterized by its capacity to organize in a network of cooperation and support based on direct exchanges with strategic sectors of the political field, acting in a propositional way in the legislative process, in both local and national levels. Specific data from the Federal Police's Operation Lava Jato exposed to the public the concerted pattern of familism on urban transport in the country, which, through a sophisticated network of bribe payments to executive and legislative members, has maintained the privatization of the public policy in the main cities of the country, including the Federal District, as a central means of maintaining the business accumulation of these groups. This conformation of elements and strategies associated with the specificity of Brazilian political culture, the functionality of these exchanges for the maintenance of the political system and the fragility of the civil society participation allows us to conclude that the family domain is one of the central aspects of the weakness of the Brazilian public policy of transportation. | - |
Descrição: dc.description | Le système de transport par autobus dans le District Fédéral, en service avant même la création de Brasilia, a été fondé sur le rôle prépondérant des familles d'exploitants d'autobus, autoproclamées pionnières du transport de passagers. L'action de ces entrepreneurs dans le système de transport urbain à Brasilia a représenté l'établissement de l'ethos dit familiste, selon les inspirations du familisme amoral d'Edward Banfield. D'un point de vue historique, le familisme des transports est analysé à partir de dynamiques spécifiques qui se sont produites dans les phases dites de transport public par bus dans la Capitale: la première phase (1957-1970), menée par les transporteurs pionniers et l'essor de la famille Matsunaga; la deuxième phase (1971-2011), marquée par le capitalisme de marché et la création de sociétés de transport, dirigées par les familles Canhedo et Constantino de Oliveira; et enfin, la troisième phase (2012-aujourd'hui), période de consolidation de ce que nous appelons le bloc national des transports publics au Brésil. Suivant cette structure méthodologique, l'actualité du familisme se caractérise par sa capacité à s'organiser en réseau de coopération et de soutien basé sur des échanges directs avec des secteurs stratégiques du champ politique, agissant de manière propositionnelle dans le processus législatif, local et national. Des données spécifiques de l'opération Lava Jato de la Police Fédérale ont exposé au public le modèle concerté de familisme sur les transports urbains dans le pays, qui, grâce à un réseau sophistiqué de paiements de pots-de-vin aux membres de l'exécutif et du législatif, a maintenu le sens privatiste de la politique publique dans le principales villes du pays, y compris le District fédéral, comme moyen central de maintenir l'accumulation d'affaires de ces groupes. Cette conformation d'éléments et de stratégies associée à la spécificité de la culture politique brésilienne, à la fonctionnalité de ces échanges pour le maintien du système politique et à la fragilité du contrôle par la société civile permet de conclure que le domaine familial est l’un des aspects centraux de la fragilité de la politique des transports publics au Brésil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de transporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte por ônibus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Familismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimonialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corrupção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bloco nacional | - |
Título: dc.title | Do pau-de-arara às corporações do transporte : poder de família e política no sistema de transporte público por ônibus no Distrito Federal (1960-2016) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: