Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Falqueto, Júnia Maria Zandonade | - |
Autor(es): dc.creator | Hoffmann, Valmir Emil | - |
Autor(es): dc.creator | Cancellier, Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda Júnior, Newton da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:27:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:27:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36458 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-0074-941X | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-8977-8454 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-2634-4763 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-2876-4016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/883573 | - |
Descrição: dc.description | O planejamento estratégico, embora difundido devido as vantagens proporcionadas às organizações, encontra dificuldades para ser implantado em ambientes dinâmicos e complexos, como os das instituições de ensino superior. Todavia, há fatores que incidem como facilitadores a essa implantação, auxiliando organizações a alcançarem eficácia. Nesse contexto, o presente artigo objetivou avaliar o processo de planejamento estratégico implantado em uma universidade pública brasileira. Buscou-se identificar as barreiras e os facilitadores, assim como o alcance da eficácia do planejamento estratégico. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a gestores que atuam diretamente com o planejamento. Para definir o número de participantes da pesquisa, utilizou-se a saturação teórica. Entre as barreiras mais expressivas encontradas, citam-se a comunicação distorcida entre as unidades internas e ausência de sintonia entre o que é planejado e o que é realizado. O apoio da alta administração obteve destaque como facilitador ao processo. Por fim, concluiu-se que o planejamento estratégico é viável e é benéfico à Universidade, entretanto não se pode afirmar que ele esteja implantado de forma eficaz em todos os setores da instituição. | - |
Descrição: dc.description | Although advertised as providing benefits to organizations, strategic planning is struggling on its implementation in complex and dynamic environments, such as the higher education institutions. However, there are factors that facilitate this deployment, helping organizations achieve effectiveness. In this context, this paper aims to assess the strategic plan implemented at a Brazilian Public University. In addition, we sought to identify barriers and facilitators, as well as the extent of the effectiveness of strategic planning. Therefore, semi-structured interviews were conducted with managers of the institution who work directly with planning. The number of participants was defined based on the theoretical saturation technique. Among the most significant barriers to the implementation of strategic planning are the gaps in communication between the internal units and the lack of concordance between what is planned and what is done. The support of top management was featured as an important facilitator to the process. Finally, we concluded that strategic planning is feasible and beneficial to the University, but.the effective deployment was not detected in all sectors of the institution. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Título: dc.title | Avaliação da implantação do planejamento estratégico em uma universidade pública : barreiras, facilitadores e eficácia | - |
Título: dc.title | Evaluation of the implementation of strategic planning in a public university : barriers, facilitators and effectiveness | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: